Norte-americana Lone Star compra parte de Vilamoura

A gestora de fundos norte-americana Lone Star adquiriu a Garvecat, empresa responsável pelo desenvolvimento do resort de Vilamoura. A aquisição foi feita por uma afiliada da Lone Star Real Estate Fund III à Corporación Bética, detida pelo Catalunya Banc, e à Algarvetur.
Publicado a
Atualizado a

O montante da operação não foi revelado, mas a Lone Star refere que esta foi a maior transação imobiliária realizada em Portugal este ano, e uma das maiores desde o início da crise. Em janeiro, o Dinheiro Vivo dava conta de que uma análise aos terrenos apontava para que os ativos à venda valessem 500 milhões de euros. Na altura, fonte de mercado indicou ao Dinheiro Vivo que os terrenos foram vendidos por um valor menor.

Embora seja entendido como a vila algarvia, o nome Vilamoura refere-se, aqui, ao resort, isto é, a todo o complexo turístico da freguesia de Quarteira, incluindo marina e campos de golfe. Desde 2004 que o complexo é gerido pela Lusort, pertencente ao grupo Garvecat - a empresa que a Lone Star adquiriu.

O resort agora adquirido pela Lone Star abrange mais de 2000 hectares, em torno da marina com 825 postos de amarração, dispondo de mais de 700 mil metros quadrados de terreno edificável para construção de mais de 5000 apartamentos e casas, junto à marina e à praia da Falésia.

A Lone Star pretende fortalecer e reanimar o resort através de um plano de investimento a longo prazo, indica a empresa em comunicado, não revelando o valor desse investimento.

Juan Pepa, diretor da Lone Star para Espanha e Portugal, salienta que "Vilamoura representa uma oportunidade única para os investidores internacionais que queiram capitalizar a partir da recuperação em curso de Portugal e do seu sector imobiliário".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt