Desporto
24 outubro 2023 às 14h45

Os campeões Nuggets, os Celtics de Neemias, os Lakers de LeBron e os Spurs de Wembanyama

Francês Victor Wembanyama, escolhido no primeiro lugar no draft pelos San Antonio Spurs, será o jogador a provavelmente gerar mais expectativa desde LeBron James há 21 anos.

DN/Lusa

Depois do susto que foi a dispensa dos Kings, Neemias Queta assinou pelos Boston Celtics e prepara-se para iniciar a terceira temporada na Liga norte-americana de basquetebol (NBA). O português espera somar mais minutos e assumir-se como elemento da rotação da equipa.

Após duas temporadas nos Sacramento Kings, o primeiro português a jogar na NBA - escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do draft de 2021 -, mudou da Conferência Oeste para a Este, e para uma das equipas com mais história. Assinou um contrato de duas vias com o franquia de Boston, que lhe permite jogar nos Maine Celtics, da G League, liga de desenvolvimento.

Embora apareça como quarto poste, atrás do reforço Kristaps Porzingis, que tem tido muitas lesões nas últimas temporadas, do veterano Al Horford e de Luke Kornet, Queta brilhou na pré-temporada. Utilizado em três dos cinco encontros de preparação dos Celtics, terminou com médias de 9,7 pontos e 4,7 ressaltos em 11,5 minutos por jogo.

Nas primeiras duas épocas na NBA, Neemias Queta participou em 20 jogos pela equipa de Sacramento, apenas cinco na temporada passada (2,9 pontos por jogo e 2,2 ressaltos, em menos de oito minutos por jogo). E nem os bons desempenhos na G-League, que valeram ao jogador português o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular da prova, atrás do base Carlik Jones, convenceram os Kings a avançar para a contratação definitiva.

A 78.ª temporada da NBA começa esta madrugada e terá uma novidade, com um campeonato a meio da época, com as duas conferências divididas em três grupos, com o jogo do título a ser disputado em 9 de dezembro.

Os campeões Denver Nuggets partem como favoritos para a nova temporada, mas há várias equipas candidatas ao título. Depois de conquistarem o seu primeiro troféu Larry O'Brien, a equipa liderada por Nikola Jokic e com Jamal Murray, Michael Porter Jr., Aaron Gordon e Kentavious Caldwell-Pope está na linha da frente.

Favoritismo aplicado também na Conferência Oeste, que venceram na temporada regular, apesar dos Los Angeles Lakers, liderados pelo veterano LeBron James - 39 anos e 21.ª temporada na NBA -, dos Golden State Warriors e dos Phoenix Suns surgirem como nomes a ter em conta.

Com a entrada do veterano Chris Paul, os Warriors também se apresentam como candidatos a Oeste, sempre com Stephen Curry como principal figura e agora com Klay Thompson fisicamente bem, após várias lesões graves em anos anteriores.

As muitas mudanças no plantel dos Phoenix Suns, com Devin Booker a ser o último resistente da equipa que chegou à final em 2021, não deverão afastar a equipa dos lugares cimeiros, com Kevin Durant a ser a outra grande figura, agora com Bradley Beal no lugar de Chris Paul.

A Oeste está também o grande ponto de interesse da nova temporada, o francês Victor Wembanyama, escolhido no primeiro lugar no draft pelos San Antonio Spurs, e que é o jogador a provavelmente gerar mais expectativa desde LeBron James há 21 anos.

Na Conferência Este, em teoria, os Boston Celtics, que este ano contam com o português Neemias Queta, e os Milwaukee Bucks surgem como os favoritos maiores, mas os Miami Heat, finalistas vencidos, querem voltar a surpreender.

Com o jogador mais valioso (MVP) da temporada passada, Joel Embiid, os Philadelphia 76ers também são uma das equipas mais fortes do Este, mas a temporada começou com o caso de James Harden, que quer sair da equipa e se tem recusado a treinar.

A NBA arranca na madrugada desta quarta-feira, com o Denver-LA Lakers (00.30, Sport TV) e os Golden State-Phoenix (03.00). Amanhã há um Spurs-Dallas (02.30), que marca a estreia de Victor Wembanyama.

Veja aqui o calendário completo dos jogos.