A Geórgia é o adversário que faltava conhecer à seleção nacional no grupo F da fase final do Campeonato da Europa de 2024, que vai decorrer entre os dias 14 de junho e 14 d julho na Alemanha. Portugal vai fechar a fase de grupos precisamente frente aos georgianos no dia 26 de junho em Gelsenkirchen, já depois de abrir iniciar o torneio com a República Checa (dia 18 em Leipzig), jogando a seguir com a Turquia (dia 22 em Dortmund).
A seleção da Geórgia fez esta terça-feira história ao eliminar a Grécia, em Tbilissi, no desempate por penáltis (4-2), após um empate a zero no final dos 120 minutos. A festa da equipa da casa foi de arromba, afinal esta será a primeira vez que a seleção do Cáucaso marcará presença numa grande competição internacional de seleções.
O feito foi alcançado graças ao trabalho do treinador francês Willy Sagnol, que em 2021 assumiu o comando de uma equipa onde começavam a emergir jovens talentos, com destaque para o guarda-redes Giorgi Mamardashvili, atualmente no Valência, que esta terça-feira defendeu um penálti no desempate, e o extremo Khvicha Kvaratskhelia, uma das grandes figuras dos italianos do Nápoles, que foi o melhor marcador da seleção na caminhada para o Europeu, com quatro golos.
Antes de eliminar a Grécia, a Geórgia tinha afastado na quinta-feira o Luxemburgo com uma vitória, também em Tbilissi, por 2-0, graças a um bis de Budu Zivzivadze, do Karlsruher, da Bundesliga 2. Curiosamente, a seleção georgiana tinha conseguido o acesso ao play-off do Euro2024 por ter vencido o seu grupo na Liga C das Nações, que lhe permitiu subir à Liga B. Isto porque na fase apuramento para o Europeu, tinha conseguido apenas duas vitórias, ambas com Chipre, e dois empates (Noruega e Escócia).
Em Gelsenkirchen, Portugal e Geórgia vão encontrar-se pela segunda vez na sua história, mas a primeira em jogos oficiais. É que o único confronto realizou-se num particular de preparação para o Euro2008 em Viseu, no dia 31 de maio de 2008. A equipa das quinas, treinada por Luiz Felipe Scolari, venceu por 2-0 graças aos golos de João Moutinho e Simão Sabrosa. Nessa partida, Pepe e Cristiano Ronaldo foram titulares, enquanto Rui Patrício foi suplente e podem repetir em junho o confronto com este adversário.
Refira-se ainda que a Geórgia ocupa o 77.º lugar do ranking da FIFA, sendo a seleção com pior colocada das que vão estar na fase final do Europeu.