Ténis
08 setembro 2024 às 22h29
Leitura: 3 min

US Open: Jannik Sinner bate Taylor Fritz e conquista segundo major da carreira

Sinner, detentor de 16 títulos ATP, é o primeiro tenista desde Guillermo Villas em 1977 a vencer o seu primeiro e segundo título de Grand Slam da carreira na mesma temporada.

O número um mundial de ténis, o italiano Jannik Sinner, conquistou este domingo o segundo título do Grand Slam da carreira, ao derrotar na final do Open dos Estados Unidos, em Nova Iorque, o norte-americano Taylor Fritz.

Num encontro disputado em três 'sets', ao longo de duas horas e 16 minutos, o jovem transalpino, de 23 anos, levou a melhor diante do adversário, três anos mais velho e na 12.ª posição no ranking ATP, pelos parciais de 6-3, 6-4 e 7-5, num Arthur Ashe Stadium de bancadas recheadas de estrelas do mundo do cinema, moda, música e, entre outros, do desporto.

Sinner entrou melhor no desafio e fez logo o 'break', mas Fritz, estreante em finais de torneios do Grand Slam, reagiu e estabeleceu a igualdade no quarto jogo.

Depois de conseguir nova quebra de serviço no sétimo jogo, o italiano confirmou o ascendente e fechou o primeiro parcial ao fim de 42 minutos, ao converter o terceiro 'set point' que dispôs.

No segundo parcial, o equilíbrio foi a nota dominante entre os dois tenistas que se defrontavam pela terceira vez, após uma igualdade no confronto direto, mas no momento decisivo Jannik Sinner foi mais acutilante, assertivo e conseguiu dilatar a vantagem no marcador.

Obrigado a vencer o terceiro 'set' para evitar o desaire na final do último 'major' da época, Taylor Fritz ainda liderou por 5-3, mas a maior experiência e tranquilidade do campeão do Open da Austrália permitiu a recuperação no 10.º jogo (5-5) e a estocada final surgiu no 12.º, ao encerrar a contenda ao primeiro 'match point' concedido pelo opositor.

Graças ao triunfo em Flushing Meadows, Jannik Sinner tornou-se no primeiro líder do ranking ATP a conquistar o US Open desde 2017, fazendo ainda a dobradinha em 'majors' disputados em piso rápido, após vencer o Open da Austrália no início do ano, assim como a bielorrussa Aryna Sbalenka, que se sagrou campeã em Melbourne Park e em Nova Iorque.

Sinner, detentor de 16 títulos ATP, é o primeiro tenista desde Guillermo Villas em 1977 a vencer o seu primeiro e segundo título de Grand Slam da carreira na mesma temporada.

Já o norte-americano, que tem oito títulos ATP no palmarés, vai subir na próxima segunda-feira ao sétimo lugar da hierarquia mundial, liderada por Sinner, logo seguido do alemão Alexander Zverev e do espanhol Carlos Alcaraz, à frente do sérvio Novak Djokovic, campeão do Open dos Estados Unidos em 2023.