25 de Abril
25 março 2024 às 11h49
Leitura: 3 min

Estreia esta segunda-feira série de minidocumentários sobre 50 anos de democracia

A série de quatro episódios "E depois da revolução?" conta com a participação de várias personalidades, como Leonor Beleza, Capicua, Rui Medeiros, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Magalhães.

A série de minidocumentários E depois da revolução?, de quatro episódios, estreia esta segunda-feira no youtube e no site da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). 

Esta série é dirigida aos jovens e pretende mostrar o que mudou em Portugal nos 50 anos de democracia. Vai contar com a participação de várias presonalidades, como Leonor Beleza, Capicua, Rui Medeiros, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Magalhães. 

O primeiro episódio intitulado E depois da revolução: que democracia construímos? segue as temáticas  da população, mulheres e economia. E conta com a participação de Pedro Magalhães, cientista político, António Costa Pinto, investigador do ICSULisboa, da rapper Capicua, de José Santana Pereira, investigador do ISCTE-IUL, Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, do humorista Ricardo Araújo Pereira, do constitucionalista Rui Medeiros, e de Susana Coroado, investigadora da Universidade de Antuérpia. 

O segundo episódio será transmitido no dia 1 de abril com o nome de E depois da revolução: o que conquistaram as mulheres? e a participação de, entre outras, Sara Falcão Casaca, professora no ISEG e especialista em questões de Género, Trabalho e Organizações, e Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. 

O terceiro episódio chama-se E depois da revolução: somos mais ou menos? e tem a participação de Jorge Malheiros, geógrafo do IGOT da Universidade de Lisboa, e Alda Azevedo, demógrafa e investigadora no ICS-ULisboa e de Pedro Góis, sociólogo da Universidade de Coimbra.

O último e quarto episódio, E depois da revolução: como evoluiu a economia?,  tem a participação de Clara Raposo, vice-governadora do Banco de Portugal, Ricardo Reis, economista do London School of Economics, e Susana Peralta e economista da Nova SBE.

“Com esta série, queremos contribuir para que os jovens portugueses compreendam melhor, num formato dinâmico de minidocumentário, o passado recente do país e o papel que a democracia teve na construção da sociedade em que hoje vivemos”, explica Teresa Mourão-Ferreira, diretora geral da FFMS, em comunicado enviado à redações. 

Está programada uma segunda temporada que será transmitida depois do dia 25 de abril e pretende abordar temas como a família, educação e mercado de trabalho, hábitos culturais e saúde com a participação de Manuela Azevedo dos Clã, João Tordo, Bordalo II, André Carrilho, a economista Ana Balcão Reis ou Céu Mateus, economista da Saúde e professora na Universidade de Lancaster.