Atletismo
27 outubro 2024 às 18h23
Leitura: 2 min

Domingos Castro eleito presidente da Federação Portuguesa de Atletismo

O antigo atleta olímpico sucede a Jorge Vieira, que cumpriu o terceiro e derradeiro mandato, num sufrágio frente a dois dos vice-presidentes da anterior direção. 

O ex-atleta Domingos Castro foi este domingo eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.

Em sufrágio eleitoral realizado no Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa, a lista de Domingos Castro venceu a votação para todos os órgãos sociais (Direção, Mesa da Assembleia Geral, Conselho de Justiça, Conselho Fiscal, Conselho de Disciplina e Conselho de Arbitragem), tendo votado 64 delegados, de um total de 65 (98,5%). 

"Quero agradecer-lhes a oportunidade que nos deram ao longo dos últimos meses para apresentarmos os nossos projetos e em conjunto percebermos o caminho que queremos seguir. E o resultado está aqui. Optaram por um caminho de mudança. Será uma jornada de desafios em que o nosso foco estará totalmente em desenvolver o atletismo. Vamos fazê-lo ouvindo e valorizando as pessoas e as suas ideias: Associações, Juízes, Treinadores, Organizadores e Atletas terão sempre voz na nossa gestão e um papel ativo nas decisões estruturantes da modalidade. Juntos vamos devolver o atletismo ao patamar de excelência onde merece estar", disse após a vitória.

 "Não esperem uma direção de gabinete. Somos pessoas de terreno, de trabalho, de projetos", acrescentou.

O antigo atleta olímpico sucede a Jorge Vieira, que cumpriu o terceiro e derradeiro mandato, num sufrágio frente a dois dos vice-presidentes da anterior direção. 

O fundista que esteve presente em quatro Jogos Olímpicos (Seul1988, Barcelona1992, Atlanta1996 e Sidney2000) conseguiu uma eleição histórica: nunca um atleta olímpico presidiu aos destinos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) em quase 100 anos de história.