Os desfile de Carnaval previstos para este domingo na Mealhada, em Sesimbra, Loulé e Elvas foram cancelados devido ao mau tempo. Na Figueira da Foz foi adiado para data ainda por definir.
As autarquias mantêm as iniciativas previstas para segunda e terça-feira. Em Elvas o desfile também foi cancelado. Na Figueira da Foz foi adiado para data ainda por definir.
Os desfile de Carnaval previstos para este domingo na Mealhada, em Sesimbra, Loulé e Elvas foram cancelados devido ao mau tempo. Na Figueira da Foz foi adiado para data ainda por definir.
A Câmara de Sesimbra anunciou a decisão durante a manhã, após a decisão tomada ao início do dia pelos vários participantes e a autarquia local.
O corso de palhaços previsto para a próxima segunda-feira, e o desfile de terça-feira, dia de Carnaval, "mantêm-se agendados".
Os bilhetes de bancada adquiridos para este domingo podem ser trocados para terça-feira, "mediante disponibilização de lugares", na Fan Zone, no largo de Bombaldes, ou pedir a devolução do valor, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no distrito de Setúbal.
No Algarve, a Câmara Municipal de Loulé também já tinha anunciado o cancelamento do desfile de Carnaval previsto para hoje devido ao mau tempo, concentrando as festividades na segunda e na terça-feira, dia alto do evento.
"Após consulta a várias entidades ligadas à previsão meteorológica, a Câmara Municipal de Loulé decidiu cancelar o primeiro dia do desfile do Carnaval de Loulé 2024, marcado para este domingo, 11 de fevereiro, a partir das 15:00, na Avenida José da Costa Mealha", informou o município algarvio num comunicado.
A organização considerou que, "mesmo que durante a tarde de hoje o tempo melhore, a chuva prevista para os momentos que antecedem o arranque do desfile poderia pôr em causa toda a logística do corso, em particular os trajes e decorações", justificou a autarquia do distrito de Faro.
A mesma fonte sublinhou que os materiais utilizados para enfeitar carros alegóricos estão decorados com flores de papel e a chuva poderia causar danos e pôr em causa os restantes dois dias do Carnaval de Loulé.
"É para evitar que a festa fique estragada nos três dias, que os 14 carros alegóricos e 600 figurantes que este ano trazem o tema 'À descoberta dos ODS' saem à rua apenas na segunda-feira e terça-feira de Carnaval, este último dia o ponto alto dos festejos", frisou ainda a autarquia.
O município de Loulé destacou ainda que os bilhetes para este domingo vão servir para segunda-feira e terça-feira e pediu a compreensão à população e visitantes para o efeito.
O Carnaval de Loulé é o mais antigo de Portugal e estava previsto sair à rua este domingo, segunda e terça-feira, com o tema a centrar-se na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é uma das bandeiras do município.
O desfile de Carnaval agendado para este domingo na Mealhada, no distrito de Coimbra, também foi cancelado, revelou em comunicado a Câmara Municipal.
Na nota de imprensa, a autarquia assinala manter para segunda-feira à noite o desfile anunciado.
"Amanhã regressamos para o Grande Desfile Noturno, a partir das 21:30, estando certos que o brilho dos fatos das Escolas de Samba iluminará as Ruas da Mealhada", lê-se.
A autarquia da Figueira da Foz, no mesmo distrito, optou por adiar o corso carnavalesco agendado para este domingo, indicando que a nova data será comunicada brevemente.
O desfile de Carnaval previsto para este domingo em Elvas, no distrito de Portalegre, também foi cancelado.
"A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta manhã com os grupos que integram o corso de Carnaval, tendo sido decidido por todos cancelar o deste domingo, devido às condições meteorológicas", pode ler-se no comunicado divulgado pelo município.
Os grupos foliões do XXVI Carnaval Internacional de Elvas voltam a desfilar no centro histórico da cidade alentejana na próxima terça-feira, disse a autarquia.