Exclusivo
Viver
22 setembro 2024 às 00h04
Leitura: 5 min

Que bem que sabe a Avenida. Um roteiro gastronómico pela emblemática artéria de Lisboa

Há rooftops, restaurantes clássicos, cafetarias, um espaço com estrela Michelin e até uma livraria. Há sabores do mar, tradicionais, saudáveis ou com influências de outras paragens. O Roteiro Gastronómico da Avenida regressa à emblemática artéria de Lisboa para uma semana de degustação.

Do número 2 até ao 185. A partir desta segunda-feira tem uma semana para percorrer os cerca de 1100 metros da Avenida da Liberdade, em Lisboa, incluindo as imediações, o Parque Mayer e o Parque Eduardo VII, e ir parando para degustar as propostas gastronómicas dos restaurantes aderentes do Tasting Avenida, roteiro gastronómico desta que é uma das mais emblemáticas artérias da capital. Há de tudo um pouco, desde propostas gourmet, cozinha de autor, pratos típicos, especialidades do Oriente, cocktails e menus temáticos com descontos especiais. São mais de 30 paragens possíveis.

Esta é a terceira edição do tasting Avenida, evento da Associação Avenida que tem por objetivo dar destaque ao melhor que se faz em termos de restauração nesta artéria de Lisboa. Cada espaço aderente preparou algo especial que representa a identidade da sua carta e, desta vez, até há uma livraria a participar. “O número de restaurantes que tem aderido ao Roteiro Gastronómico da Avenida da Liberdade tem crescido todos os anos, tornando-o cada vez mais rico e variado, juntando propostas com conceitos bem diferentes, alguns dos quais integrados em hotéis de excelência”, diz Sandra Campos, porta-voz da Associação Avenida, citada na apresentação do projeto, convicta de que esta é já “uma das iniciativas gastronómicas mais relevantes de Lisboa”.

E já que se falou da livraria, vejamos o que a Buchholz programou: uma conversa com Fernão Gonçalves e Diogo Lopes, autores do livro, “Bar Aberto – O Mundo dos Cocktails”, acompanhada, precisamente, por algumas bebidas e animação de um DJ. Trata-se de um evento único, marcado para quarta-feira, entre as 18h00 e as 21h00.

De resto, todas as experiências de degustação estão disponíveis durante todo o período do roteiro, ou seja, até dia 30. Há menus com preço fixo, há descontos especiais, há ofertas e até sessões de live cooking.

No AKLA, resturante do InterContinental Lisbon poderá juntar-se à experiência Mesa do Chef e finalizar os seus pratos, havendo duas propostas à escolha, uma de petiscos – que inclui Tártaro de atum patudo dos Açores, crocante de aleheira ou Pica-Pau de camarão de Moçambique e lombo com Pickles, entre outros (50 euros) – e outra de um menu dos Açores, que fica por 60 euros.

O Eleven, distinguido com estrela Michelin, oferece um business lunch por 45 euros. Já o JNcQUOI Ásia convida para uma viagem gastronómica que explora os sabores e tradições que nasceram da união de culturas portuguesa, tailandesa, indiana, chinesa e japonesa. Nas entradas, há, por exemplo, Cheungfan de Camarão e Salada de Pato com Rebentos, nos pratos principais, há Caril Tikka Massala, Pad Thai Goong e Camarão Agridoce, e há ainda uma seleção de sobremesas. Fica por 135 euros.

No Varanda, do Ritz Four Seasons Hotel, propõe-se um menu exclusivo para o evento, criado pelo Chef Executivo Daniele Bartolo Polito, que inclui, por 85 euros, Ravioli de Polvo, Camarões Marinados em Lima, Alho Negro, Coulis de Pimento Vermelho e Coentros Linguado Selado, Cogumelos de Ostra-Rei salteados, Radicchio de Trevigiano, Molho Pil Pil e Gel de Salsa e Arroz-doce de Limão e Laranja e Sorvete de Lichia.

Para uma experiência de degustação de ostras das diferentes regiões do país – Sado e Ria Formosa – com harmonização de champanhe Piper-Heidsieck, o melhor é dar um salto ao Oyster & Champagne do Tivoli Avelida da Liberdade, que tem esta proposta por 40 euros. Já o SEEN Sky Bar, do mesmo hotel, tem dois menus disponíveis, ambos por 90 euros, além de um cocktail especialmente criado pelo Head Bartender Hugo Feijão para este Roteiro Gastronómico da Avenida e que é uma mistura criativa com Sake em Fat Wash de Alga, Limão e Whisky Japonês. Custa 13 euros.

Um clássico da Avenida, a cervejaria Ribadouro não poderia faltar neste roteiro. Tem três menus à escolha, com preços que variam entre os 12 e os 42 euros.

A partir de segunda-feira tem uma semana para degustar e confirmar o bem que sabe a Avenida... da Liberdade.