O Sporting empatou esta quarta-feira 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no Estádio Algarve, no quarto jogo de preparação para a época futebolística de 2024/25, desperdiçando uma vantagem de dois golos ao 'cair do pano'.
No segundo encontro particular do dia, depois de ter derrotado (2-0) o Portimonense durante a manhã, os golos de Rafael Nel, aos 45+1 minutos, e Pedro Gonçalves (54) foram anulados pelos tentos de Sadiki (73) e Promise David (88).
O campeão português em título apresentou-se com apenas um reforço no 'onze', o bósnio Kovacevic na baliza, acompanhado, no habitual '3-4-3', por Eduardo Quaresma, Diomande e Matheus Reis na defesa, Geny Catamo e Nuno Santos nas alas, Morita e Mateus Fernandes no meio-campo, e Trincão, Pedro Gonçalves e Rafael Nel no ataque.
O guarda-redes parecia estar a caminho de uma boa exibição, mas 'borrou a pintura' no 2-2, enquanto Diomande ocupou o eixo defensivo, na posição que desde 2015 era do antigo capitão Sebastián Coates, que saiu já nesta pré-época para os uruguaios do Nacional.
Perante o vencedor da Taça da Bélgica e vice-campeão em 2023/24, mais adiantado na preparação, que ainda não tinha perdido na pré-época e que no sábado disputa a Supertaça do seu país frente ao Club Brugge, o Sporting entrou pouco intenso e, apesar de ter mais posse de bola, não criou momentos de perigo na primeira meia-hora.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, os 'leões', que se exibiam ao seu público pela primeira vez em 2024/25, intensificaram o domínio, com muito mais dinâmica, especialmente pelos desequilíbrios criados nas duas alas, e conseguiram finalmente causar calafrios à defensiva do Union Saint-Gilloise.
Morita falhou incrivelmente de cabeça, aos 37 minutos, Geny Catamo rematou de meia distância para grande defesa de Moris, aos 44, e Rafael Nel acabou por dar vantagem ao Sporting, aos 45+1, após jogada de insistência em que o médio japonês também obrigou o guarda-redes a boa intervenção antes de assistir para o golo do jovem dianteiro português.
No reatamento, o Sporting voltou a marcar, numa jogada em que Mateus Fernandes, em condução, 'rasgou' o meio-campo belga e, perto da área, 'ofereceu' a bola para a finalização de Pedro Gonçalves, aos 54 minutos.
Com uma vantagem de dois golos, o Sporting baixou o ritmo e cedeu o domínio ao Union Saint-Gilloise, que ameaçou num remate de Puertas defendido por Kovacevic, aos 58 minutos, e reduziu a diferença num remate de fora da área de Sadiki, aos 73.
Os belgas, que tinham mudado toda a equipa, enquanto o Sporting só fez uma substituição e mostrava mais desgaste, garantiram o empate aos 88 minutos, numa jogada em que Kovacevic, algo hesitante, falhou a abordagem a um passe para as costas da defesa e o canadiano Promise David chegou primeiro à bola para rematar para a baliza vazia.
O Sporting, que antes tinha empatado com o Estoril Praia (0-0) e vencido o Torreense (3-0), volta a jogar duas vezes na terça-feira, ainda no estágio algarvio, frente a Farense e Sevilha, às 10:00 e 20:30, respetivamente.
A estreia oficial da equipa orientada por Rúben Amorim está marcada para 03 de agosto, em Aveiro, frente ao FC Porto, vencedor da Taça de Portugal 2023/24, em jogo da Supertaça Cândido de Oliveira.