FC Pprto
23 agosto 2024 às 18h02
Leitura: 5 min

Vítor Bruno deixa Francisco Conceição fora de jogo e admite sondagens

O treinador garante que não convocou o extremo para a partida com o Rio Ave porque esteve 17 dias lesionado, mas sempre foi dizendo que há clubes interessados no jogador, um deles é a Juventus.

Francisco Conceição é a principal ausência da lista de convocados do treinador do FC Porto para o jogo deste sábado à tarde (18.00, SportTV) no Estádio do Dragão frente ao Rio Ave, a contar para a terceira jornada da I Liga. Uma decisão que surpreende, tendo em conta o facto de o extremo já ter retomado os treinos sem limitações, depois de recuperar de lesão. 

A possibilidade de rumar à Juventus, numa altura em que falta pouco mais de uma semana para o fecho do mercado, continua em cima da mesa e Vítor Bruno não escondeu esta sexta-feira essa possibilidade, em conferência de imprensa, embora tenha feito questão de afastar qualquer mal-entendido que possa surgir. “O Francisco tem um histórico recente de lesão. Esteve 17 dias a trabalhar com o departamento médico e cinco dias com o grupo. Por isso, senti que ainda não estão reunidas as condições para representar a equipa no seu melhor”, sublinhou o treinador do FC Porto, não escondendo que “é verdade que há algumas sondagens de grandes clubes da Europa”. 

No entanto, Vítor Bruno recusou a ideia que se trate de um negócio fechado com a Juventus: “Se fosse algo consumado, não teria qualquer problema em vir aquilo retratá-lo dessa maneira.”

E foi dessa forma direta que o técnico assumiu que “há uma alta possibilidade” de Toni Martínez deixar o FC Porto e rumar aos espanhóis do Alavés nos próximos dias. O avançado de 27 anos, que jogou apenas quatro minutos esta época, deverá render qualquer coisa como dois milhões de euros aos cofres da SAD dos dragões.

“Não tenho nada a dizer quanto ao comportamento do Toni Martínez. É natural que, depois de quatro anos em que não foi muito utilizado, queira fazer um contrato que lhe possa dar outra estabilidade em termos financeiros e pessoais”, adiantou Vítor Bruno, garantindo que qualquer jogador “tem a porta aberta” do seu gabinete. “Senti que essa era a vontade do Toni e que era um momento importante para ele”, explicou.

Outro dos atletas que deverá estar na porta de saída é David Carmo que, segundo Vítor Bruno, “não está convocado” para a partida deste sábado, podendo ainda rumar ao Olympiacos, clube onde esteve emprestado na segunda metade da última época.

Wendell “chateado”

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou esta sexta-feira a convocatória do defesa-esquerdo Wendell para os jogos de setembro com Equador e Paraguai, de qualificação para o Mundial 2026. No entanto, o jogador ainda não foi utilizado esta época, razão pela qual Vítor Bruno admitiu ser “percetível e entendível que possa estar chateado” com as suas opções, no entanto a explicação do treinador foi simples: “Quem tem estado no lugar dele, tem estado bem. Sentimos que o Wendell não vinha nas condições ideais, que existiam passos seguros que tinham de ser dados.” No entanto, o técnico garantiu que o jogador está convocado para o jogo com o Rio Ave e “poderá até ser lançado no onze”, pois o defesa-esquerdo “está cada vez melhor e mais perto de mostrar as suas valias”. 

Ainda em relação aos últimos dias de mercado de transferências – termina a 2 de setembro em Portugal –, Vítor Bruno mostrou-se compreensível com “as dificuldades do clube” em termos financeiros e garantiu “sintonia total” com a SAD, apesar de dizer que “toda a gente quer ter grandes jogadores”. Ainda assim, garantiu estar “muito satisfeito com todos” os atletas que tem à sua disposição, “tanto no rendimento como no compromisso”, afinal considera importante que todos eles tenham “determinados comportamentos em campo”.

Questionado sobre Deniz Gül, avançado sueco de 20 anos, que esta manhã chegou ao Porto para assinar contrato por cinco anos, Vítor Bruno escusou-se a fazer comentários “antes de qualquer contrato firmado”.

carlos.nogueira@dn.pt