Voo da Qatar Airway
26 maio 2024 às 15h53
Leitura: 3 min

12 feridos após novo episódio de turbulência em avião

Voo da Qatar Airways aterrou em Dublin em segurança, mas passou por turbulência forte quando sobrevoava a Turquia. Este incidente ocorre menos de uma semana depois de um passageiro ter morrido e dezenas terem ficado feridos quando um voo da Singapore Airlines.

Doze pessoas ficaram feridas devido a turbulência num voo da Qatar Airways que viajava de Doha para a Irlanda este domingo. O avião pousou em segurança no aeroporto de Dublin.

Este incidente ocorre menos de uma semana depois de um passageiro ter morrido e dezenas terem ficado feridos quando um voo da Singapore Airlines proveniente de Londres sofreu forte turbulência e foi desviado para Banguecoque.

Agora, no voo QR017 da Qatar Airways, seis passageiros e seis tripulantes sofreram ferimentos em consequência da forte turbulência que se sentiu sobre a Turquia, informou o aeroporto de Dublin em comunicado.

O voo pousou conforme programado, pouco antes das 13h00 (hora de Lisboa) deste domingo.

“Ao pousar, a aeronave foi recebida pelos serviços de emergência, incluindo a polícia do aeroporto e pelo nosso departamento de bombeiros e resgate, devido a seis passageiros e seis tripulantes [12 no total] a bordo relatando ferimentos depois desta ter sofrido turbulência enquanto voava sobre a Turquia.

“A equipa do Aeroporto de Dublin continua a prestar assistência total no terreno aos passageiros e ao pessoal da companhia aérea”, refere o comunicado.

Na terça-feira passada, um britânico morreu e mais de 100 pessoas ficaram feridas quando o voo SQ321 da Singapore Airlines sofreu extrema turbulência, obrigando o avião a fazer uma aterragem de emergência em Banguecoque, onde várias pessoas ainda estão a ser tratadas no hospital.

Passageiros e tripulantes sofreram lesões no crânio, cérebro e coluna quando foram atirados violentamente pela cabine.

Desde então, a Singapore Airlines reforçou as regras para cintos de segurança.

Especialistas em segurança aérea dizem que os passageiros costumam ser muito descuidados quanto ao uso do cinto de segurança, o que os deixa em risco caso o avião sofra uma turbulência inesperada.

Os cientistas também alertam que a chamada turbulência de ar limpo, invisível ao radar, está a piorar devido às alterações climáticas.