Países Baixos
29 maio 2024 às 19h28
Leitura: 3 min

Homem morre ao ser sugado por motor de avião em aeroporto de Amesterdão

Vítima estava na pista do aeroporto de Schiphol, nos Países Baixos. Os passageiros que estavam dentro do avião desembarcaram e estão a ser acompahados pelas autoridades. Está em curso uma investigação.

Uma pessoa morreu esta quarta-feira ao ser sugada para um motor de um avião da companhia KLM no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, Países Baixos. Autoridades já abriram uma investigação. 

A vítima estava na pista quando acabou dentro do motor do avião em funcionamento que, segundo o jornal De Telegraaf, tinha como como destino Billund, na Dinamarca. O avião, um Embraer 190 com o número de voo KL1341, tinha partida prevista para as 14:25, segundo a informação do aeroporto, indica a a mesma publicação.

O aeroporto de Amesterdão-Schiphol, o principal do país, confirmou, numa mensagem partilhada nas redes sociais, o "incidente horrível em que uma pessoa acabou num motor de avião".

"Os nossos pensamentos estão com as famílias enlutadas e estamos preocupados com os passageiros e colegas que testemunharam o sucedido", indica o aeroporto na nota.

Desconhece-se, para já, se a vítima era um passageiro ou um funcionário. 

A Polícia Real Militar fez saber que foi aberta uma investigação ao que aconteceu. “Esta tarde, na pista de estacionamento do aeroporto de Schiphol, ocorreu um incidente em que uma pessoa acabou num motor de avião em rotação e morreu. Foi aberto um inquérito”, lê-se na mensagem divulgada na rede social X. 

"Todos os passageiros e funcionários do voo em questão" desembarcaram e estão a ser acompanhados pelas autoridades, refere ainda a Polícia Real Militar. Também a KLM já reagiu ao "incidente horrível", afirmando que as circunstâncias do que aconteceu estão a ser investigadas.  

De acordo o relato de um funcionário do aeroporto, citado pelo De Telegraaf, tudo terá acontecido quando a aeronave estava a ser rebocada, manobra que acontece largos minutos antes de o avião descolar.

"Notícias terríveis sobre um acidente fatal em Schiphol", escreveu nas redes sociais o ministro das Infraestruturas Mark Harbers. "As minhas condolências aos familiares da vítima e às pessoas que testemunharam o acidente”, acrescentou.