Estoril Open
01 abril 2024 às 20h04
Leitura: 4 min

Ténis. Nuno Borges vence a primeira batalha luso-francesa

Melhor português da atualidade sofreu para bater fracês (0-6, 7-6 e 6-3). Fokina desistiu por causa de uma infeção dentária e Thiem passou à 2.ª ronda. João Sousa entra em cena na terça-feira.

Foi preciso sofrer e encontrar o melhor ténis para Nuno Borges bater  Lucas Pouille e continuar no Estoril Open. O tenista português entrou, esta segunda-feira, muito mal no jogo e acabou o primeiro set sem pontuar (0-6), mas equilibrou no segundo (7-6), depois de salvar um match point no tie-break e superiorizou-se no terceiro parcial (6-3). Nuno Borges  irá agora defrontar Lorenzo Musetti, nos oitavos-de-final.

Este foi o primeiro de cinco duelos luso-franceses na primeira ronda. Esta terça-feira há mais três. Desde logo com João Sousa a iniciar o último torneio da carreira diante de Arthur Fils. Antes disso, Jaime Faria estreia-se no quadro principal de um torneio ATP diante de Constant Lestienn , com o dia a fechar com o duelo entre Henrique Rocha e Gael Monfils. Ainda esta terça-feira, na variante de pares, Nuno Borges e Francisco Cabral iniciarem a caminhada no quadro de pares no Court Cascais, tendo pela frente os gauleses Sadio Doumbia e Fabien Reboul.

Esta segunda-feira ficou ainda marcada pela desistência de Alejandro Davidovich Fokina devido a uma infeção dentária. O lugar do espanhol número 28 do ranking mundial será ocupado pelo francês Richard Gasquet. O vencedor do Estoril Open em 2015 foi repescado da qualificação e vai enfrentar o austríaco Dominic Thiem (91.º), que eliminou o alemão Maximilian Marterer, 97.º da hierarquia mundial (6-1, 6-7 e 6-4).

Já o sérvio Miomir Kecmanovic, finalista vencido da edição de 2023, perdeu com Roberto Bautista Agut, por 6-1 e 7-5. Na próxima ronda, o espanhol vai defrontar o vencedor do encontro entre o alemão Daniel Altmaier (54.º) e o espanhol Pedro Martínez (77.º).

O italiano Jannik Sinner subiu ao segundo lugar do ranking mundial de ténis, divulgado esta segunda-feira, que continua a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic, enquanto Nuno Borges continua a ser o melhor português, em 62.º lugar.

Um português no top 100

Henrique Rocha galgou 51 lugares no ranking ATP para o 197.º posto,  classificação que o confirma como o número dois nacional, depois de Nuno Borges e à frente de Gonçalo Oliveira (238.º), Jaime Faria (262.º) e João Sousa (272.º). Sinner relegou o espanhol Carlos Alcaraz para a terceira posição, graças a um forte arranque de 2024, durante o qual conquistou o Open da Austrália, enquanto o búlgaro Grigor Dimitrov subiu três lugares e entrou no top 10, fechado pelo polaco Hubert Hurkacz, que hoje entra em cena no Estoril Open.

Novak Djokovic lidera o ranking ATP pela 419.ª semana, tornando-se no número um mais velho de sempre. Com 36 anos e 321 dias, o sérvio vai ultrapassar o recorde que pertencia ao suíço Roger Federer, antes de ir defender o título de Roland Garros.

isaura.almeida@dn.pt