História com final feliz
07 março 2024 às 10h27
Leitura: 3 min

Sky baby. Piloto ajuda a fazer parto e bebé nasce durante voo

Caso aconteceu no dia 23 de fevereiro, num voo que ligava Taipei a Banguecoque. Tudo correu na perfeição com mãe e criança de boa saúde.

Um piloto tailandês realizou um parto de emergência durante um voo de quatro horas que ligava Taipei, em Taiwan, a Banguecoque, na Tailândia. O caso aconteceu no dia 23 de fevereiro e terminou com um final feliz, com a bebé e a mãe de boa saúde.

Jakarin Sararnrakskul, o piloto, estava aos comandos do Airbus A320. A tripulação foi então alertada pelos gritos de uma mulher que se encontrava na casa de banho. Depois de se aperceberem que estava a entrar em trabalho de parto, Jakarin passou aos comandos do avião ao seu co-piloto e foi ajudar.

Com o auxílio dos restantes comissários de bordo, Jakarin ajudou a mulher a acalmar-se e a retirar o bebé. Tudo correu na perfeição e logo ali a bebé ganhou um nome dado pela tripulação.

"Esta é a primeira vez que ajudo a dar à luz um bebé em 18 anos de voo. Já o apelidámos de sky baby", disse o comandante do avião, citado pela Reuters. "Agora, quando crescer, tem uma história para contar e poderá dizer aos amigos que nasceu no ar. Estou muito feliz e orgulhoso por ajudá-lo a trazer ao mundo", acrescentou.

O avião aterrou com cerca de 24 minutos de atraso e em segurança. Na pista, no local onde o avião aterrou, já se encontrava uma equipa de médicos para garantir que tanto a mãe como a bebé estavam bem.

São bastante raros os casos de bebés nascidos a bordo, até devido às regras que aconselham as grávidas a não viajar. De acordo com um estudo realizado em 2020, publicado pela Sociedade Internacional de Medicina de Viagens, 74 crianças nasceram em voos comerciais entre 1929 e 2018, das quais todas, exceto três, sobreviveram.

Tópicos: Parto, avião