Foi esta terça-feira inaugurado o FPF Arena Portugal, um pavilhão que cumpre uma promessa feita por Fernando Gomes aos futsalistas e que irá servir o futsal português. "Com a conquista de campeonatos da Europa e campeonato do Mundo, a promessa que era necessário um espaço próprio para a continuidade daquilo que são as nossas capacidades no futsal está cumprida, mas esta estrutura é muito mais do que isso, um espaço multifuncional e este evento é exemplo disso, a celebrar a igualdade do género no âmbito da política das Nações Unidas", disse o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), antes de manifestar a "honra enorme" por inaugurar a obra que conclui a terceira fase da Cidade do Futebol, depois da Casa das Seleções e da sede da FPF.
Fernando Gomes, que está a cumprir o último ano de mandato, salientou a colaboração da Câmara Municipal de Oeiras, na pessoa do seu presidente Isaltino Morais, apesar da obra ter sido paga com "fundos próprios e sem nenhum dinheiro público", mas com a ajuda de instituições como a UEFA e a FIFA. "Esta estrutura é o futuro, só quem não sonha e não perspetiva é que pode duvidar o que vai proporcionar a muitos jovens, raparigas e rapazes. É um orgulho imenso abrir esta Arena imbuído do espírito do fórum das Nações Unidas na luta pela igualdade do género", disse o líder federativo, que irá dar nome a uma rua do município de Oeiras.
A Arena é composta por dois edifícios: um espaço de jogo e treino e uma bancada com capacidade para 240 pessoas e tribuna de imprensa, além de espaços multiusos e as novas instalações do Canal 11. A nova infraestrutura da Cidade do Futebol é destinada prioritariamente às seleções de futsal e foi inaugurada com um jogo solidário, que contou com a presença de figuras do futebol como Pepe, Hélder Postiga, Nani ou Eder, assim como de Carla Couto, Edite Fernandes, Madjer ou Rita Martins.
A obra foi concluída em 20 meses e terá136 lugares de estacionamento, 9 balneários, 38 painéis solares, 20 quilómetros de tubagens e mais de 80 quilómetros de cabos elétricos. Foram ainda utilizados um total de 2,5 milhões de Kg de aço.