Eutanásia
30 abril 2024 às 22h55
Leitura: 3 min

Mesa-redonda sobre eutanásia dos media no Iscte no dia 6

O debate terá lugar no dia 6, entre as 15:00 e as 18:00, no Auditório J.J. Laginha, localizado no Edifício 1 (Sedas Nunes), do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

O projeto Aversion2agony, sediado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), vai promover a realização de uma mesa-redonda intitulada "A eutanásia nos media: Perspetivas, desafios e novos caminhos".

O debate terá lugar no dia 6, entre as 15:00 e as 18:00, no Auditório J.J. Laginha, localizado no Edifício 1 (Sedas Nunes), do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

A mesa-redonda vai contar com a participação de Carolina Reis, jornalista na SIC e vencedora de vários prémios de jornalismo; Rui Nunes, professor Catedrático na FMUPorto e Presidente da Associação Portuguesa de Bioética; Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração nas ULS Estuário do Tejo e Professor nas Universidades Europeia e Católica Portuguesa; e Isabel Moreira, deputada do Partido Socialista e Advogada condecorada com a medalha de ouro da Ordem dos Advogados. A abertura do evento estará a cargo de Gustavo Cardoso, professor Catedrático e Diretor do Doutoramento em Ciências da Comunicação no Iscte, enquanto a moderação ficará a cargo de Bruno Frutuoso Costa, investigador do projeto Aversion2agony no CIES-Iscte.

A organização diz que “o debate sobre a eutanásia tem ocupado um lugar de destaque nos media portugueses, despertando uma série de perspetivas e desafios que merecem ser explorados em profundidade”, recordando que “a lei da eutanásia foi aprovada em maio de 2023, porém continua a faltar regulamentação para que a mesma possa ser aplicada”.

Na mesa-redonda “serão abordados diversos tópicos relacionados com a atuação da indústria jornalística na questão da eutanásia, tais como a evolução da cobertura ao longo das últimas décadas, os desafios enfrentados pelos jornalistas, a influência da cobertura na perceção pública e médica, futuro da lei, entre outros”. 

Durante o evento, serão abordados diversos tópicos relacionados com a atuação da indústria jornalística na questão da eutanásia, tais como a evolução da cobertura ao longo das últimas décadas, os desafios enfrentados pelos jornalistas, a influência da cobertura na perceção pública e médica, futuro da lei, entre outros. A abertura do evento será realizada por Gustavo Cardoso, professor Catedrático e Diretor do Doutoramento em Ciências da Comunicação no Iscte, enquanto a moderação ficará a cargo de Bruno Frutuoso Costa, investigador do projeto Aversion2agony no CIES-Iscte.

A entrada é livre.

Tópicos: Eutanásia, debate