O prémio Nobel da Física 2024 foi atribuído a John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton “pelas descobertas e invenções fundamentais que permitem machine-learning [aprendizagem de máquinas] com redes neurais artificiais”, anunciou esta terça-feira a Real Academia Sueca de Ciências.
“Os dois laureados do Nobel da Física deste ano usaram ferramentas da física para desenvolver métodos que são a base da poderoso machine-learning [aprendizagem automática] atual. John Hopfield criou uma memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em dados", refere o comunicado do Comité Nobel.
John J. Hopfield, professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, "criou uma memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em dados" informáticos, conhecida como rede de Hopfield.
Geoffrey E. Hinton, professor na Universidade de Toronto, no Canadá, por seu turno, criou a partir da Hopfield uma rede que utiliza um método diferente: a máquina de Boltzmann.
No ano passado, o Nobel da Física foi atribuído a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier.