Líder do PS fala em "degradação"
05 agosto 2024 às 08h13
Leitura: 2 min

Pedro Nuno Santos diz que Plano de Emergência para a Saúde da AD "está a falhar"

O líder da oposição indica que o “silêncio” de Luís Montenegro sobre esta matéria “não é compatível com a responsabilidade do cargo”.

Pedro Nuno Santos escreveu este domingo na rede social X que, “com inúmeros serviços de Ginecologia e Obstetrícia encerrados, é evidente que o Plano de Emergência e Transformação na Saúde da AD está a falhar”.

O líder do Partido Socialista diz que “o processo que está em curso é de degradação, não é de transformação”.

Pedro Nuno Santos refere que a “situação atual é um reflexo da instabilidade que o atual governo introduziu na área da saúde, afastando dirigentes do SNS reconhecidos e consensuais, interrompendo uma reforma em curso e dando sinais de abertura crescente ao setor privado, em vez de apostar no investimento no SNS”.

O líder da oposição indica que o “silêncio” de Luís Montenegro sobre esta matéria “não é compatível com a responsabilidade do cargo”. “Governar é assumir responsabilidades, nos bons e nos maus momentos. Não é apresentar PowerPoints e, quando estes são submetidos ao teste da realidade, ignorar os problemas”, apontou.

Pedro Nuno Santos frisou que o PS anunciou que pretende reunir esta semana com os hospitais cujas urgências estão encerradas, de forma a ouvir quem está no terreno, perceber os problemas e as dificuldades e identificar as soluções.