Veja os vídeos dos golos
23 junho 2024 às 22h12
Leitura: 3 min

Suíça cede empate tardio à Alemanha mas festeja oitavos

Valeu aos alemães um golo do suplente Niclas Füllkrug para evitar a derrota

A Suíça cedeu este domingo, ao cair do pano, um empate frente à já apurada Alemanha (1-1), na derradeira jornada do Grupo A do Euro2024 de futebol, num resultado que, ainda assim, colocou os helvéticos nos 'oitavos'.

Dan N'Doye, aos 28 minutos, deu uma surpreendente vantagem inicial aos suíços, que fizeram do contra-ataque o maior trunfo, mas já aos 90+2, Niclas Füllkrung, vindo do banco, amenizou uma exibição menos objetiva dos germânicos na finalização, impondo a sofrida igualdade.

Com este desfecho, a Alemanha fecha as contas do agrupamento conservando liderança, com sete pontos, enquanto a Suíça termina no segundo posto, com cinco, mais dois que Hungria que, ao vencer, também hoje a Escócia (1-0), ficou no terceiro lugar, ainda com a chance em aberto de apuramento para os 'oitavos'

Neste desafio, os anfitriões até entraram melhor, com Kai Havertz, logo aos três minutos, a deixar um primeiro aviso, num remate à figura do guardião helvético, e, aos 18, com um golo anulado a Andrich, que apesar de um belo remate, viu lance invalidado pela VAR, por uma falta de Musiala na jogada.

Apesar dos sustos, os suíços, que nos primeiros minutos tiveram algo renitentes e mais remetidos à sua área, foram, paulatinamente, perdendo o 'respeito' ao adversário, e explorando os contragolpes.

Foi numa dessas investidas, aos 28 minutos, que os helvéticos 'gelaram' a mancha branca nas bancadas de Frankfurt, num cruzamento perfeito de Freuler, que N'Doye desviou para a baliza.

O jogador dos italianos do Bolonha aproveitou o momentâneo desnorte do adversário para, logo no lance seguinte, fugir à marcação e rematar forte para bela de defesa do guardião alemão Neuer, que segurou a desvantagem mínima até ao intervalo.

No segundo tempo, os alemães surgiram com mais garra na tentativa de 'minimizarem danos' e tentarem conservar a liderança do grupo, e, logo nos minutos seguintes ao reatamento, rondaram o empate, em iniciativas de Musiala e Toni Kroos, mas sem a melhor direção.

Os suíços não estavam, nesta fase, tão afoitos a explorar os contra-ataques, mostrando mais preocupação em travar o crescimento da Alemanha, que apesar de algumas ameaças, de Havertz e Beier, mostravam carências na definição final.