Avançam os media espanhóis
25 março 2024 às 12h51
Leitura: 6 min

Conceição acusado de ter agredido árbitro e um autarca durante torneio de jovens em Espanha

Portal "El Desmarque" escreve que a agressão ao árbitro ocorreu após um jogo, "quando vários indivíduos, incluindo Sérgio Conceição, o esbofetearam". Tudo terá decorrido no âmbito de um torneio das camadas mais jovens. Técnico do FC Porto nega agressão e vai apresentar queixa.

O treinador do FC Porto terá agredido um árbitro e um presidente de câmara durante um torneio de jovens em Espanha, avança esta segunda-feira o portal espanhol "El Desmarque".

A competição em causa decorreu em Huelva, no fim de semana, e terá contado com a participação de uma das equipas jovens dos 'azuis e brancos'

A mesma publicação refere que a agressão ao árbitro ocorreu no domingo, após um jogo, "quando vários indivíduos, incluindo Sérgio Conceição, o esbofetearam". O oficial estaria a deslocar-se para os balneários, já depois do técnico o ter insultado a partir das bancadas.

De acordo com o relato do presidente da Câmara de Cartaya, Manuel Barroso, à Rádio Antena Huelva, o treinador português foi a Cartaya assistir à Taça Gañafote, e terá também agredido elementos da Guardia Civil. O autarca terá apresentado queixa contra Conceição. 

"Com uma atitude grotesca e arrogante, disseram-me: 'não sabe com quem está a falar'. Identifiquei-me como presidente da Câmara de Cartaya e disse: 'Desculpe, não tem de saltar para aqui, não é você que tem de saltar ou atacar ninguém'. Depois começaram a insultar-me, a desrespeitar-me. Empurram-me, arranham-me o pescoço e eu tento aguentá-los empurrando-os até chegarem as autoridades, a Guardia Civil', contou o autarca, referindo-se a Sérgio Conceição e a vários indivíduos que também estiveram envolvidos na situação. Adeptos portistas e do Sporting terão estado nos desacatos, segundo o portal espanhol. 

Sérgio Conceição nega agressão, de acordo informação dada ao DN por fonte próxima do treinador português. Refere a mesma fonte que o técnico dos azuis de brancos assistiu a um jogo dos sub-9 do FCP num torneio perto de Sevilha, tendo-se dirigido, no final do jogo, "a alguns intervenientes no jogo, incluindo o árbitro da partida, para comentar um lance em que a equipa do FCP terá sido prejudicada, e que deixou triste vários pais dos jovens do FCP, ao ver a desilusão dos seus filhos". "Nesse momento, um dos filhos do treinador que estava junto dele foi empurrado pelo autarca Manuel Barroso. Nesse momento, Sérgio Conceição tentou separar a confusão, à qual se tinham juntado várias pessoas presentes no local, tanto intervenientes no jogo como adeptos. Tentou impedir que o autarca Manuel Barroso pudesse tentar novamente agredir o seu filho". 

O treinador já apresentou queixa, na sequência dos desacatos, contra o presidente da Câmara espanhol. “Foi apresentada ontem, logo a seguir aos factos, queixa-crime contra o autarca Manuel Barroso por tentativa de agressão ao filho de Sérgio Conceição. Repudiamos as acusações feitas pelo mesmo autarca, que não tem qualquer fundamento de verdade. Face às noticias entretanto publicadas, avançaremos também com uma queixa por denuncia caluniosa contra o autarca Manuel Barroso", revela ao DN Pedro Henriques, advogado de Sérgio Conceição.

Ainda segundo o relato do autarca aos media espanhóis, só mais tarde é que este percebeu que se tratava do treinador da equipa principal do FC Porto. "O que é ainda mais lamentável. Fiquei muito desiludido, porque por causa deste homem foi dada uma imagem triste aos mais pequenos, alguns dos quais deixaram o campo a chorar", referiu o presidente de câmara, Manuel Barroso.

FC Porto SAD repudia tentativa de assassinato de carácter a Sérgio Conceição

A FC Porto SAD repudiou esta segunda-feira uma "tentativa de assassinato de carácter" ao treinador Sérgio Conceição, que foi acusado de agressões e insultos pelo autarca de Cartaya num torneio de futebol jovem no domingo naquela cidade espanhola.

"A administração da FC Porto SAD está solidária com o treinador Sérgio Conceição, que tem sido citado em notícias falsas com origem na imprensa espanhola", expressaram os 'dragões', em comunicado, notando que acompanharão "todas as queixas judiciais" que o técnico mover, tendo em conta a "tentativa de assassinato de carácter que está a sofrer".

Sérgio Conceição é alvo de uma queixa do edil de Cartaya por agressões e insultos num torneio de futebol infantil local, adiantou hoje à agência Lusa fonte da Guarda Civil de Espanha.

"É mentira que Sérgio Conceição tenha estado envolvido em incidentes graves no final de um torneio de infantis realizado na região de Huelva, em Espanha. Por isso, merecem o maior repúdio as declarações proferidas pelo autarca de Cartaya, que não correspondem à verdade", rebateu a SAD dos vice-campeões nacionais comandada por Pinto da Costa.

Em atualização