Sporting
09 fevereiro 2024 às 07h17
Leitura: 6 min

Gyökeres é o terceiro melhor goleador do mundo

O avançado sueco já leva 26 golos esta época pelos leões, uma marca só superada por Mbappé e Harry Kane. O primeiro golo em Leiria fez subir o valor da transferência para 25 M€.

Um fenómeno. É este um dos adjetivos que melhor pode definir a primeira temporada de Viktor Gyökeres ao serviço do Sporting. Os dois golos que marcou na quarta-feira na partida com a União de Leiria, que apurou os leões para as meias-finais da Taça de Portugal, colocaram o avançado sueco como terceiro melhor marcador entre os futebolistas que atuam equipas dos escalões principais de todos os países.

Gyökeres atingiu os 26 golos em todas as competições - I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa -, pelo que apenas tem à sua frente o francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain), que soma 30 remates certeiros, e ainda o internacional inglês Harry Kane (Bayern Munique) com 28. O avançado do Sporting contabiliza os mesmos golos que o neerlandês Luuk de Jong (PSV Eindhoven) e o brasileiro Igor Thiago (Club Brugge), mas tem a vantagem de ter menos jogos disputados, o que lhe permite ter melhor média.

Curiosamente, neste ranking de goleadores, Cristiano Ronaldo surge em oitavo lugar, com 24 remates certeiros em todas as competições ao serviço do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

A produção de Viktor Gyökeres no Sporting não se mede apenas pelos golos que marca, afinal contabiliza ainda 10 assistências, mais do que as realizadas por Mbappé e Kane, os dois grandes goleadores de todos os campeonatos nacionais que se disputam no mundo. Ou seja, o avançado sueco tem tantas participações em golos como Harry Kane (36), ficando a uma da estrela do Paris Saint-Germain.

O avançado leonino vai com uma impressionante série de oito golos nos últimos seis jogos, sendo que bisou quatro vezes neste período (Tondela, Vizela, Casa Pia e U. Leiria). Aliás, em oito partidas desta época marcou dois ou mais golos, sendo que contabiliza apenas um hat trick, marcado ao Farense para a Taça da Liga. 

Gyökeres precisou apenas de 28 partidas para superar os 25 golos oficiais marcados de leão ao peito, o que o coloca como 12.º mais rápido a fazê-lo no clube, atrás de grandes nomes da história sportinguista como Fernando Peyroteo, Mário Jardel, Rui Jordão ou Manuel Fernandes, entre outros.

Aos 25 anos, o jogador que o Sporting contratou no último verão ao Coventry City alcançou já a melhor temporada da sua carreira, uma vez que superou os 22 golos que marcou na época passada pelo clube do Championship, o segundo escalão do futebol inglês. De resto, está a apenas duas assistências de igualar o seu melhor registo, alcançado também na última temporada em Inglaterra.

Golo em Leiria valeu mais um milhão de euros

A SAD do Sporting anunciou a contratação de Viktor Gyökeres a 13 de julho de 2023, dia em que ficou estabelecido um novo recorde em Alvalade, uma vez que nunca tinha sido contratado um jogador por 20 milhões de euros.

Mas na passada quarta-feira esse recorde foi superado quando, aos 32 minutos do jogo com a União de Leiria, o sueco abriu o marcador atingindo um dos objetivos que elevam a fasquia inicial do negócio com o Coventry, clube que tem já garantido mais um milhão de euros por o avançado ter atingido os 25 golos esta época. Contudo, há mais mais três milhões de euros em jogo, que depende de outros objetivos a atingir.

No final da partida de Leiria, o treinador Rúben Amorim desvalorizou, no entanto, o dinheiro gasto na sua estrela. “Não me importo de pagar, porque o dinheiro não é meu. Mas estes jogadores tornam-se mais baratos pela qualidade e influência que têm. Pagar mais milhão, menos milhão, não há problema”, assumiu. 

O elevadíssimo rendimento do número 9 leonino até ao momento já fez despertar a atenção dos mais ricos clubes europeus, que no verão podem mesmo fazer um ataque à contratação do goleador que, desta forma, poderá estabelecer um novo recorde em Alvalade. Isto porque a cláusula de rescisão é de 100 milhões de euros, que a ser paga irá pulverizar o maior negócio de sempre do Sporting, que está nos 65 milhões de euros investidos pelo Manchester United pelo médio Bruno Fernandes, em 2020.

Nesta altura, de acordo com o Transfermarkt, site especializado na avaliação de futebolistas, Gyökeres está avaliado em 45 milhões de euros, sendo que quando chegou a Alvalade estava cotado em apenas 13 milhões. Ou seja, em sete meses valorizou 32 milhões de euros.

carlos.nogueira@dn.pt