Chuvas fortes
13 janeiro 2024 às 17h03
Leitura: 2 min

Mau tempo na Madeira provoca derrocada e inundações

Derrocada no Curral das Freiras atingiu três veículos

As fortes chuvas que caíram na Madeira este sábado provocaram vários incidentes, como uma derrocada na zona da Fajã dos Cardos, no Curral das Freiras, que atingu três veículos, fruto do transbordo de uma linha de água no sítio do Pau Formoso.

Segundo o Diário de Notícias da Madeira, não há feridos e apenas uma casa que está no meio da linha de água, sem perigo para os habitantes até ao momento.

Também no Funchal, um troço da Rua 5 de Outubro foi provisoriamente encerrado devido à queda de pedras que tornou perigosa a circulação.

Em São Roque a chuva provocou o levantamento de adufas e, consequentemente, inundações nas estradas, ainda de acordo com o DN Madeira.

Voos desviados

Oito voos com destino à Madeira, operados por várias companhias e provenientes de diversas cidades europeias, divergiram para outros aeroportos ou regressaram à origem devido ao mau tempo que afeta a costa sul da ilha.

De acordo com informação disponível no 'site' da ANA -- Aeroportos de Portugal, a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, localizado em Santa Cruz, na zona leste, registou grandes constrangimentos durante a manhã, com oito voos forçados a divergir até as 12:00 e três voos cancelados (duas partidas e uma chegada).

A costa sul da Madeira e as regiões montanhosas estão sob aviso laranja devido à precipitação, entre as 06:00 e as 21:00.

De acordo com uma nota envida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, deve-se à "chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada".

Com Lusa

Tópicos: Mau Tempo, Madeira