Play off
02 junho 2024 às 22h04
Leitura: 4 min

AVS volta a vencer e sobe à I Liga, Portimonense despromovido

Clube treinado por Jorge Costa já tinha ganho na primeira mão do play off e voltou a bater o Portimonense, que assim desce á II Liga

O AVS venceu  este domingo na receção ao Portimonense, por 2-1, repetindo o resultado do primeiro jogo do play-off, e assegurou a subida à I Liga de futebol, num jogo decidido no segundo tempo.

A formação nortenha repete o feito alcançado nos anos anteriores por Arouca, Desportivo de Chaves e Estrela da Amadora, equipas da II Liga que lograram vencer no play-off formações do principal escalão, na despedida de Jorge Costa, que irá assumir o cargo de diretor desportivo do FC Porto.

A perder ao 'intervalo' do play-off, Paulo Sérgio mudou cinco elementos no 'onze' e o Portimonense cedo assumiu a iniciativa, retirando bola ao AVS, mas faltou-lhe oportunidades e finalização.

Os locais, com Edson Farias no lugar do castigado Fábio Pacheco, demoraram um pouco a ajustar-se, mas conseguiram fechar os caminhos da sua baliza e, aos poucos, sobretudo a partir de um livre lateral, aos 23 minutos, conseguiram acercar-se da baliza hoje defendida por Vinícius e ameaçar o golo em desvio do inevitável Nené.

 O AVS tomou-lhe o gosto e, nos minutos seguintes, voltou a ficar perto de inaugurar o marcador, primeiro por Edson Farias, a falhar o remate em posição frontal e, depois, por Mercado, derrotado no 'duelo' com o guarda-redes.

O melhor dos algarvios surgiu como reação imediata, aos 26 minutos, em remate de Varela e defesa para canto de Simão.

O jogo prosseguiu animado, num registo de maior equilíbrio territorial, já com o estreante Eric Veiga no lugar do lesionado Tunde, mas com visível preocupação dos dois conjuntos de evitar erros.

Vinicius voltaria a manter o Portimonense 'colado' ao resultado, ao defender o remate do lateral Alaba, após jogada coletiva dos locais.

O segundo tempo arrancou praticamente com o golo de Mercado, aos 52 minutos, em lance iniciado num alívio da defesa do AVS e insistência de Nené a capitalizar a hesitação e a forçar o erro defensivo dos algarvios, aproveitado em velocidade pelo equatoriano, a contornar Vinicius e a rematar, depois, para a baliza deserta.

Aumentava para dois golos a vantagem do AVS no play-off, com a segurança que isso representou para os nortenhos e o peso que o resultado teve nos algarvios.

 A descida tomou conta dos rostos dos algarvios e ficou sentenciada aos 89 minutos, num arranque pela direita de Mena, com Gustavo a servir Benny e o criativo médio a furar entre contrários e a bater Vinicius, com um remate à entrada da área.

Num último esforço, o Portimonense ainda reduziu, nos descontos, por Carrillo, mas sem efeitos práticos para o desfecho, num final marcado por muitos nervos em campo e duas expulsões.

Tópicos: AVS, I Liga