O site da Carris Metropolitana tem a partir desta segunda-feira novas funcionalidades e dados recolhidos e disponibilizados em tempo real, anunciou esta manhã a entidade gestora Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).
"Antes do surgimento da Carris Metropolitana não havia aferiação dos números da operação de transportes. Agora, vamos começar a dar esses dados às pessoas", revelou Rui Lopo, administrador da TML na apresentação de um novo projeto aos jornalistas, na sede da entidade gestora, em Lisboa. O objetivo, segundo explicou, é iniciar uma comunicação mais ativa para que os utilizadores "compreendam a complexidade" da operação.
O projeto é simples: a TML ao decidir disponibilizar dados da operação aos utilizadores da Carris Metropolitana criou um novo site, disponibilizado na tarde desta segunda-feira. Numa primeira fase, o novo site passa a revelar o número de pessoas transportadas, bem como o acumualdo do dia, do mês e, posteriormente, do ano. Será também possível saber qual a percentagem da operação prevista para o dia está a ser concretizada e quantas pessoas foram servidas.
Segundo Rui Lopo, toda a informação disponibilizada é recolhida "em tempo real" - há apenas um delay de dez segundos a cada "pacote de dados" enviado das consolas dos autocarros para a base de dados da empresa. E será possível consultar os números da operação em cada linha rodoviária para cada um dos 18 munícipios da Área Metropolitana de Lisboa.
As ferramentas de pesquisa passam a permitir encontrar um autocarro por linhas e paragens, além de permtir saber a localização exata do autocarro a apanhar e acompanhar o respetivo percurso. O tempo de chegada à paragem indicado passa também, em teoria, a ser o tempo real e não uma estimativa.
Para facilitar a pesquisa, o utilizador poderá continuar a adicionar linhas e paragens à categoria "favoritos" na homepage para um acesso mais rápido à informação.
Os avisos importantes que a empresa tenha a fazer (a interrupção temporária do serviço por algum motivo, por exemplo) também passaram por uma atualização e vão surgir destacados, com novos filtros, links e imagens, e categorias específicas para uma consulta "mais prática".
Será também possível consultar o novo site da Carris Metropolitana em língua inglesa, além do idioma nativo. Segundo o administrador da TML, a ideia é também "dar mais uma ferramenta" aos turistas que usam os transportes públicos.
O novo site foi desenhado para se adaptar facilmente aos dispositivos móveis, a pensar em quem usa smartphone ou tablet para fazer pesquisas. O site foi construído com recursos internos e em código aberto para que os dados disponibilizados aos utilizadores possam ser integrados noutras plataformas de transportes, como planeadores de viagens em transportes públicos (casos do Google Maps; Transit; Moovit; Citymaper). A nova plataforma também tem um planeador de viagens disponível, que reencaminha o utilizador para o serviço Navegante, também gerido pela TML, que permite planear uma viagem combinando vários modos de transporte.