Natação
17 fevereiro 2024 às 16h46
Leitura: 6 min

Fenómeno! Diogo Ribeiro reforça estatuto com mais um ouro nos Mundiais

Depois do título nos 50 metros mariposa, a vitória nos 100 neste sábado. Nadador português é já uma certeza da modalidade e um nome a ter em conta nos Jogos Olímpicos.

Diogo Ribeiro já não era só uma esperança por tudo o que já tinha feito na natação no último ano e meio. Mas se alguém ainda torcia o nariz ao potencial deste jovem de 19 anos, ficou definitivamente rendido. O nadador do Benfica, natural de Coimbra, sagrou-se este sábado campeão do Mundo dos 100 metros mariposa em Doha, no Qatar, juntando mais um ouro ao conquistado segunda-feira nos 50 metros da mesma vertente. Simplesmente brilhante!

O maior fenómeno da natação portuguesa sai destes Mundiais de Doha com a sua posição muito reforçada e passou a ser um nome a ter (e muito!) em conta nos Jogos Olímpicos de Paris, que se realizam este verão, e para os quais está apurado em três modalidades: 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa. 

O jovem português deixou definitivamente de ser visto como um projeto, como o campeão e recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa de 2022, que no ano passado tinha feito um brilharete no Japão com uma medalha de prata. Agora é o novo campeão mundial dos 50 e 100 metros mariposa e um fenómeno à escala internacional.

Este sábado superou-se mais uma vez! Como tem sido um hábito nestes Mundiais, a partida não foi a melhor. Começou entre o terceiro e o quarto lugar, depois dobrou em segundo atrás do neerlandês Nyls Korstanje, e nos metros finais deixou a concorrência para trás. E venceu a prova dos 100 mariposa em 51,17 segundos (distância que, ao contrário dos 50 mariposa, é olímpica),  estabelecendo um novo recorde nacional, depois de já ter conseguido na sexta-feira o melhor tempo das meias-finais (51,30). 

Esta foi a terceira medalha em Mundiais para o nadador natural de Coimbra, a segunda de ouro em Doha, depois da prata, também nos 50 mariposa, em 2023, em Fukuoka, no Japão.

“Foi uma corrida difícil, mas quero agradecer aos meus colegas e aos que me apoiam. Obrigado”, começou por dizer, ele que foi nomeado pelo apresentador da prova como o “super star youngster”.

“Nunca tinha chegado a uma final nos 100 metros mariposa, consegui, cheguei à medalha, são três em três [finais]”, concluiu, visivelmente radiante, em mais uma prova em que teve o apoio da família nas bancadas. Neste Mundiais, o nadador do Benfica chegou ainda às meias-finais dos 100 metros livres, mas não foi além das eliminatórias nos 50 livres.

O jovem ajudou ainda Portugal a ter um inesperado destaque no medalheiro, juntando dois ouros ao bronze de Angélica André, nos 10 quilómetros em águas abertas, em si outro feito histórico, colocando o nosso país em nono lugar, à frente de Espanha, França, Alemanha ou Japão, entre outros.

Elogios de Marcelo a Rui Costa

Mal a prova terminou, e ainda antes de subir ao pódio para receber a medalha de ouro e ouvir o hino português, começaram a chover as primeiras felicitações. “Queria daqui mandar mais um abraço a Diogo Ribeiro. São muitos abraços que eu tenho andado a transmitir, quando lhe consigo falar e em mensagens porque ele vence tudo”, reagiu Marcelo à saída de uma cerimónia religiosa anglicana.

Ele “é, de facto, um caso extraordinário de talento mundial, é um caso único” e “é um feito inédito no desporto português”. “Não é só a qualidade física e técnica e a capacidade mental”, mas também “a determinação, a força e resistência ilimitada”, de um jovem “com um grande futuro e com uma vida tão complicada como ele teve”, acrescentou o Presidente da República.

António Costa também não ficou indiferente a mais um êxito do nadador português. “Em poucos dias, mais um momento de glória para a natação portuguesa. Felicito Diogo Ribeiro por mais esta conquista histórica”, escreveu o líder do Governo na rede social ‘X’ (antigo Twitter), falando de “uma prova de superação que todo o país acompanhou”.

Também a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, com a pasta do desporto, gabou o feito do nadador português: “Mais uma vez, Diogo Ribeiro enche-nos de alegria e orgulho. Agora foi o título mundial nos 100 metros mariposa, prova do calendário olímpico.” O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, também assinalou o feito na rede social ‘X’, vendo neste ouro “grandes perspetivas para Paris2024”.

Através do site oficial do Benfica, o presidente Rui Costa fez questão de deixar um enorme elogio ao atleta do clube da Luz. “Que imensa admiração, que enorme orgulho sinto por mais este notável feito para a natação portuguesa, para todos os portugueses e para o Benfica. Parabéns, Diogo Ribeiro. Campeão mundial dos 100 metros mariposa, segunda medalha de ouro no Qatar em apenas cinco dias. Que sublime presença! Expresso em nome de toda a nação benfiquista um sentido agradecimento pela tua dedicação e enorme capacidade de superação, Diogo Ribeiro. És para todos nós um orgulho imenso e uma enorme referência”, disse, citado pelo site oficial do Benfica.

nuno.fernandes@dn.pt