Oito jovens em situação de pré-afogamento foram salvos este sábado por populares e pelos Bombeiros do Estoril na Praia do Tamariz. Os bombeiros foram chamados para duas ocorrências com o intervalo de duas horas à mesma praia na linha de Cascais.
Primeiro para socorrer um grupo de quatro jovens, tendo conseguido reverter a paragem cardiorrespiratória de um deles, um jovem de 15 anos que acabou por ser transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Um outro jovem foi estabilizado ainda na praia e depois encaminhado para o Hospital de Cascais.
Da segunda vez, os bombeiros do Estoril foram acionados para socorrer mais quatro jovens. Um deles em pré-afogamento, que acabou por ser retirado por populares e levado para o areal, antes de ser seguir para o Hospital de Cascais, tal como uma adolescente que se sentiu mal. Um outro jovem em risco de afogamento foi retirado do mar e assistido na ambulância, tendo recusado assistência hospitalar, tal como uma das adolescentes socorridas.
As altas temperaturas que se registam este sábado levaram centenas de pessoas às praias da região de Oeiras e Cascais, mas o mar agitado provocou algumas situações de emergência.
Também na praia da Comporta, Alcácer do Sal, três jovens que estavam a nadar sentiram dificuldades em regressar à praia e foram socorridos com ajuda de surfistas e populares presentes na praia. A Norte, na praia da Baía, em Espinho, foram retiradas três pessoas do mar em situação de pré-afogamento, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.
Ainda este sábado os tripulantes da Estação Salva-vidas de Sesimbra resgataram um homem de 77 anos que alegadamente se sentiu mal a bordo da embarcação marítimo-turística junto à lagoa de Albufeira, em Sesimbra.
Perante a previsão de aumento das temperaturas neste fim de semana, Autoridade Marítima Nacional (AMN) tinha emitido na sexta-feira alertas à população a adotar um comportamento de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco, já que o mar continua a apresentar características de inverno.
O comandante José Sousa Luís, Porta-voz da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, redobrou os alertas e revelou ao DN que só na sexta-feira foram feitos 22 salvamentos na praia de Carcavelos.