Música
11 maio 2024 às 23h50
Leitura: 2 min

Nemo dá à Suíça terceira vitória no Festival Eurovisão com 'The Code'

A portuguesa Iolanda ficou em 10.º lugar, com 152 pontos. Televisão flamenca cortou atuação de Israel, num protesto sindical contra a guerra.

Nemo, de 24 anos, deu a terceira vitória à Suíça no Festival Eurovisão da Canção, com a interpretação da música 'The Code'  em Mälmo, na Suécia. 

Depois de ter sido a interpretação mais votada pelos júris dos países, conquistando 365 pontos, Nemo confirmou a vitória após a votação do público, terminando com 591 pontos. 

É a terceira vitória da Suíça no festival, a primeira desde Celine Dion em 1988. 

Croácia, com Rim Tim Tagi Dim, interpretado por Baby Lasagna, ficou em segundo lugar, com 547 pontos, e a Ucrânia foi terceira, com 453 pontos, na interpretação de "Teresa & Maria" por Alyona Alyona e Jerry Heil.

A portuguesa Iolanda, que interpretou 'Grito', ficou em 10.º lugar, com 152 pontos. 

Televisão flamenca corta emissão durante a atuação de Israel na Eurovisão

Os sindicatos da televisão pública da região belga da Flandres (VTR) cortaram a transmissão durante a atuação de Israel e projetaram uma mensagem de protesto contra a guerra em Gaza.

"Esta é uma ação sindical. Condenamos as violações dos direitos humanos por parte do Estado de Israel. Além disso, o Estado de Israel está a destruir a liberdade de imprensa. É por isso que interrompemos a imagem por um momento", lia-se na mensagem projetada na tela sobre um fundo preto.

O texto estava acompanhado de 'slogans' reivindicativos #CeaseFireNow (Cessar fogo agora) e #StopGenocideNow (Parar o genocídio agora).

Esta decisão soma-se aos protestos propalestinianos que decorreram hoje em Malmö contra a participação de Israel na Eurovisão, e às vaias que ocorreram, embora também misturadas com aplausos, durante a atuação da cantora hebraica durante o concurso.