Xabi Alonso confirmou esta sexta-feira que vai continuar no Bayer Leverkusen na próxima época, um anúncio que coloca Rúben Amorim mais um degrau acima na lista de possíveis sucessores de Jurgen Klopp no Liverpool. Alguma imprensa inglesa avança mesmo que se tornou na opção número 1.
"Tem-se especulado muito sobre o meu futuro. Quis usar a pausa para as seleções para refletir. Na semana passada informei que a minha decisão é continuar a ser treinador do Bayer Leverkusen. Neste momento sinto que é o lugar certo para mim", revelou Xabi Alonso esta sexta-feira em conferência de imprensa.
O treinador espanhol era a primeira opção dos reds, não só por ser um antigo jogador do clube de Anfield, mas também pela magnífica campanha que está a fazer em Leverkusen, como clube na liderança da Bundesliga e ainda sem qualquer derrota esta época.
Riscado o nome de Xabi Alonso, existem agora três técnicos bem colocados na lista do Liverpool. Rúben Amorim, Roberto De Zerbi, treinador do Brighton, e Julian Nagelsmann, atual selecionador alemão. Num patamar mais abaixo estão Ange Postecoglou (Tottenham), Unai Emery (Aston Villa) e Simone Inzaghi (Inter Milão).
Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até 2026 e uma cláusula de rescisão (para clubes estrangeiros) de 20 milhões de euros. Um valor que o Liverpool não terá qualquer problema em pagar. Tal como o técnico leonino, o italiano De Zerbi, que tem impressionado desde que pegou no Brighton em setembro de 2022, tem igualmente uma cláusula na ordem dos números de Amorim. Já Nagelsmann fica livre do compromisso com a federação alemã depois do Euro2024.
De acordo alguma imprensa inglesa, Amorim é um técnico jovem muito bem visto pelo futuro diretor desportivo do Liverpool, o inglês, Richard Hughes, que vai iniciar funções a 1 de junho e que pretende ter uma entrevista com o técnico português, uma formalidade que os clubes ingleses cumprem no preocesso de recrutamento de um treinador.