Bayern Munique
10 maio 2024 às 07h22
Leitura: 4 min

Harry Kane faz melhor época da carreira mas a maldição continua

Em 13 épocas como profissional, o avançado inglês nunca ergueu um troféu. No primeiro ano no Bayern já fez 44 golos (recorde pessoal), mas é vítima da pior época dos bávaros desde 2011/12.

Há quem diga que se trata de uma maldição e a verdade é que não é normal que uma estrela mundial como Harry Kane chegue quase aos 31 anos – vai festejá-los a 28 de julho – sem qualquer troféu conquistado enquanto futebolista profissional. 

O avançado inglês era, por certo, o mais desapontado jogador do Bayern Munique após a derrota (1-2) e correspondente eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões nos instantes finais da partida com o Real Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu.

Formado no Tottenham, Kane passou toda a carreira no clube londrino, onde nunca conquistou qualquer troféu, algo que sempre foi associado ao facto de os Spurs serem uma equipa que viveu ao longo dos últimos anos sob domínio do Manchester City, que foi sendo interrompido com títulos de outros gigantes como o Manchester United, Chelsea e Liverpool.

Por isso mesmo, no final da época passada o melhor goleador de sempre da seleção inglesa deixou o seu clube de sempre para abraçar um dos emblemas mais vencedores do planeta, o Bayern Munique. Foi apresentado como a grande estrela de uma equipa que tinha acabado de conquistar o seu 11.º título de campeão da Alemanha consecutivo, período durante o qual ergueu cinco Taças da Alemanha e sete Supertaças, além de duas Champions.

Era o clube perfeito para Harry Kane sentir, pela primeira vez, como é erguer um troféu... Só que na quarta-feira à noite, em Madrid, tudo se desmoronou em apenas três minutos, quando o improvável Joselu marcou os dois golos que deram a volta ao resultado e eliminou os bávaros da única hipótese que tinham para conquistar um título esta época. Isto porque a Bundesliga está perdida para o Bayer Leverkusen e a Taça da Alemanha foi uma miragem logo na segunda eliminatória perante do Saarbrücken, do terceiro escalão. Isto depois de a temporada ter começado com a derrota na Superaça alemã (0-3) perante o RB Leipzig.

Mas não se pense que Harry Kane seja uma desilusão para os adeptos do clube da Baviera. Nada disso. E a prova disso são os 44 golos em 44 jogos que leva esta época, sendo já o melhor  registo da carreira, tendo superado os 41 remates certeiros que fez em 2017/18 ao serviço do Tottenham. 

O internacional inglês é o atual melhor marcador da Bundesliga (36 golos), prémio individual que já não lhe deve fugir e que irá juntar à Bota de Ouro do Mundial 2018 e às três distinções de melhor goleador da Premier League. Em 13 temporadas como profissional, Kane contabiliza 402 golos em 634 partidas, o que confirma o seu estatuto de uma das maiores estrelas mundiais da atualidade. Contudo, a nível coletivo tem zero títulos... A única hipótese que tem para acabar com este jejum ainda neste ano civil de 2024 é a seleção inglesa, que vai disputar o Euro 2024. Se tiver uma nova desilusão, resta-lhe esperar que o Bayern volte à normalidade e retome o ciclo de conquistas que foi interrompido está época, a primeira desde 2011/12 que não ergueram qualquer troféu.Se tal não acontecer, é caso para começar a pensar que Harry Kane está mesmo amaldiçoado.

carlos.nogueira@dn.pt