Cinquenta anos depois do 25 de Abril, os portugueses fazem um retrato sombrio do país. Há uma maioria insatisfeita com o estado da democracia (51%) e em particular com os políticos, que não se preocupam com os interesses das pessoas (67%).
De acordo com uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, a vida piorou nos últimos anos (39%) e só um terço acredita que poderá melhorar no curto prazo (33%).
Habitação (69%) e Justiça (64%) são as áreas que geram maior descontentamento. Apesar de, na população em geral, a insatisfação com o estado atual da democracia ser maioritária (51%), há resultados diferentes consoante quem responde. No género, uma vez que eles são mais otimistas (53%) e elas mais pessimistas (54%). Na faixa etária: quanto mais velhos, mais satisfeitos (56% nos 65 ou mais anos), quanto mais novos, mais insatisfeitos (62% nos 18/34 anos). No rendimento: quanto maior, melhor a avaliação (55% para os do topo), quanto menor, pior a avaliação (56% para os do fundo). E até no voto: os eleitores dos dois maiores partidos fazem uma avaliação positiva da democracia (64% entre os socialistas), mas os que votam nos mais pequenos fazem uma avaliação negativa (67% entre o Chega).