Por parte de grupo russo
09 setembro 2024 às 09h13
Leitura: 2 min

Secretas alemãs alertam para possíveis ciberataques contra países da NATO e da UE

Ataques terão sido levados a cabo por um grupo pertencente aos serviços secretos russos, conhecido como UNC 2589.

A agência de serviços secretos da Alemanha alertou para um grupo, pertencente aos serviços secretos russos (GRU), que terá levado a cabo ciberataques contra países membros da Aliança do Atlântico Norte (NATO) e da União Europeia (UE).

Numa publicação na rede social X, o serviço de informações indicou ter emitido o alerta contra o grupo - conhecido como UNC 2589 - juntamente com o FBI, a Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas (CISA) e outros parceiros internacionais.

Este alerta surge numa altura de alguma preocupação na Europa em relação aos alegados hackers e espiões da Rússia, sobretudo desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. 

No início deste ano, a Alemanha acusou a Rússia de uma série de ciberataques contra o partido social-democrata que governa a Alemanha, bem como contra empresas dos setores da logística, defesa, aeroespacial e tecnologias de informação.

No seu alerta, os serviços secretos germânicos informam que o grupo - também conhecido como Cadet Blizzard ou Ember Bear - realiza atividades com o propósito de espionagem e sabotagem que envolvem frequentemente a desfiguração de sites e a publicação de dados roubados.

A unidade GRU é mesmo conhecida pelo seu alegado envolvimento no envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal e da sua filha Yulia na Grã-Bretanha, em 2018, de acordo com a agência.