Emiliano Queiroz, ator e locutor de rádio brasileiro que participou em dezenas de telenovelas transmitidas em Portugal, morreu na sexta-feira aos 88 anos de idade, na sequência de uma paragem cardiorespiratória, informou a assessoria de imprensa, citada pela imprensa brasileira.
“Às 4h30 acordou, tomou banho e disse que estava morrendo. Ele foi para o quarto, começou a passar mal por vota das 6.00 da manhã. A ambulância chegou e levou-o para a emergência do hospital, onde teve uma paragem cardíaca. Foi entubado e reanimado, mas às 10.00 faleceu”, segundo a nota citada pela CNN Brasil.
O ator tinha estado, recentemente, internado numa clínica privada do Rio de Janeiro, para uma intervenção cirúrgica no coração, de acordo com o site O Globo.
Emiliano Queiroz nasceu a 1 de janeiro de 1936, em Aracati, no estado do Ceará. Com uma carreira de ator desde os oito anos de idade, e de locutor desde os 15, somava 70 anos de atividade.
Participou em mais de 40 telenovelas da TV Globo, além de séries e minisséries. Conquistou grande popularidade no Brasil e também em Portugal com a telenovela "O Bem-Amado", de 1973, na qual interpretou a personagem Dirceu Borboleta.
Ainda entre as que foram transmitidas em Portugal, entrou em "Roque Santeiro", "Rainha da Sucata", "Chocolate com Pimenta", "Senhora do Destino", "Alma Gémea" e "Morde & Assopra", entre outras.
O ator era casado há 51 anos com a advogada e atriz Maria Letícia, de 77 anos. Tiveram 14 filhos.