PS
11 abril 2024 às 00h26
Leitura: 3 min

Alexandra Leitão rodeia-se de cinco ex-governantes

Nova líder parlamentar tem as antigas ministras Mariana Vieira da Silva e Marina Gonçalves numa equipa renovada.

A nova direção do grupo parlamentar do PS, eleita nesta quarta-feira, com 65 votos favoráveis e sete em branco, tem a sua presidente, Alexandra Leitão, rodeada de uma lista de 15 vice-presidentes muito renovada e com grande peso de ex-governantes que rumaram à Assembleia da República.

Alexandra Leitão terá consigo a ex-ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, muito próxima do ex-primeiro-ministro António Costa, que foi cabeça de lista do PS em Lisboa, e a ex-ministra da Habitação, Marina Gonçalves, antiga chefe de gabinete do atual secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos, que encabeçou os socialistas em Viana do Castelo. E também António Mendonça Mendes, até agora secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, além de liderar a Federação de Setúbal do PS, e Isabel Rodrigues, ex-secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. O quinto ex-governante na direção do grupo parlamentar, nesse caso por inerência, é o líder do PS-Madeira, Paulo Cafôfo, ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

A renovação feita por Alexandra Leitão, que sucede a Eurico Brilhante Dias, fica patente no facto de apenas quatro vice-presidentes transitarem para a sua equipa: Miguel Costa Matos (por inerência, pois é secretário-geral da Juventude Socialista), Francisco César, João Torres e Pedro Delgado Alves.

Entram para a liderança da bancada do PS, que tem 78 deputados (tantos quanto o PSD), Ana Paula Bernardo, João Paulo Rebelo - também muito próximo de Pedro Nuno Santos, que o colocou na lista de Setúbal, apesar de o antigo secretário de Estado da Juventude e Desporto ser de Viseu -, Luís Graça, Maria Begonha, Tiago Barbosa Ribeiro e Elza Pais, líder das Mulheres Socialistas. Hugo Costa preside ao Conselho de Administração e Patrícia Faro ao Conselho Fiscal.