Premium
Eleições na FPF
18 dezembro 2024 às 00h09
Leitura: 4 min

Toni, Domingos e Daniel Carriço na lista de Proença

Presidente da Liga Portugal anuncia hoje candidatura à presidência da FPF. Fontelas Gomes e Joaquim Evangelista serão vice-presidentes.

Toni, Domingos Paciência e Daniel Carriço vão integrar a lista de Pedro Proença às eleições para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), apurou o DN. O ainda presidente da Liga vai comunicar hoje na Cimeira de Presidentes que deixa o organismo para se candidatar à presidência da FPF. 

Toni é uma referência do Benfica. Antigo capitão e treinador campeão pelas águias, é atualmente comentador do Canal11, um projeto televisivo da Federação. Natural de Mogofores (Anadia), tem 75 anos e jogou no clube da terra antes de chegar à Académica pela mão de Mário Wilson. Em 1968-69 ingressou no Benfica, emblema que representou durante 13 temporadas, conquistado oito campeonatos e quatro Taças de Portugal. Foi internacional português (33 internacionalizações). No papel de treinador (e adjunto), conquistou dois títulos nacionais e uma Taça de Portugal.

Nascido em Leça da Palmeira, Domingos Paciência é um símbolo do FC Porto, emblema onde jogou nas décadas de 1980 e 1990 e conquistou o título de campeão nacional por sete vezes. Ganhou ainda duas Taças de Portugal e seis Supertaças. Representou a seleção por 35 vezes. Seguiu a carreia de treinador depois de abandonar os relvados e orientou o Sp. Braga até à final da Liga Europa (perdeu com o FC Porto de Villas-Boas), antes de uma má experiência no Sporting. Domingos (55 anos) não treina desde 2018 e deixou o cargo de diretor técnico da Liga Portugal. 

Daniel Carriço (36 anos, nascido em Cascais) deixou os relvados no verão passado. Foi capitão do Sporting, clube que representou de 2007 a 2012 e pelo qual ergueu uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Defesa central de raiz, o ex-leão capitaneou ainda o Sevilha, clube onde conquistou quatro troféus da Liga Europa.

Além dos ex-jogadores, símbolos dos três grandes do futebol português, Pedro Proença escolheu Joaquim Evangelista, que lidera o Sindicato de Jogadores há mais de uma década, e Fontelas Gomes, o atual líder do Conselho de Arbitragem - que será liderado por Luciano Gonçalves, atual presidente da APAF -, para integrarem a sua equipa como vice-presidentes. 

Helena Pires, CEO da Liga Portugal, também acompanha a mudança do antigo árbitro, que ontem recebeu o apoio público de um grupo de figuras do desporto, como José Mourinho, Jorge Jesus, António Oliveira e Carlos Queiroz. Entre o grupo de 14 signatários, também António Simões (glória do Benfica) e Carlos Lopes (atleta olímpico) revelaram estar ao lado de Pedro Proença, que, assim que oficializar a ida a votos nas eleições de 14 de fevereiro de 2025, terá a oposição de Nuno Lobo. A entrega das listas termina amanhã.

isaura.almeida@dn.pt