Festas de Lisboa
31 maio 2024 às 07h59
Leitura: 8 min

Há arraiais até ao fim de junho. Um roteiro pelas melhores festas

Até praticamente ao fim do mês a capital vai estar em festa com as comemorações do Santo António e animação, música e convívio não faltarão nas inúmeras iniciativas que vão acontecer. Deixamos aqui um roteiro com alguns dos espetáculos pupulares a que se poderá juntar, de Toy, a Rosinha.

Santos à Campolide (até 15 de junho)

Até 15 de junho, a Quinta do Zé Pinto vai ser o palco das Festas Populares de Campolide, que reúne um grande leque de artistas nacionais. Rebeca é a primeira a atuar, já esta noite, seguindo-se Micaela (dia 1 de junho), Mónica Sintra (dia 7), Quim Barreiros (dia 8), Jorge Guerreiro (dia 9), Ruth Marlene (dia 12), Toy (dia 14) e, a rematar, as Bombocas (dia 15). Além destes artistas, sobem ao palco várias bandas e DJ’s e acontece, na tarde de dia 8, o Arraial TVI.

Mónica Sintra

Arraial da Misericórdia (1 a 30 de junho)

Durante todo o mês de junho, o Miradouro de São Pedro de Alcântara enche-se de cor e alegria para celebrar os Santos Populares com o Arraial da Misericórdia. Da programação, destaque para as atuações de Diogo Ferreira e Fernando Correia Marques (dia1), António Pinto Basto e Ágata (dia 7), Joana e Micael (dia 8), Quim Barreiros (dia 9), Telmo Miranda e Toy (dia 12), Mónica Sintra (dia 13), Berg (dia 14). Na noite de dia 15 haverá Revista à Portuguesa e um espetáculo de Vítor Rodrigues, a que se segue, na noite de 21, um espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues com Sofia Varela e Quina Barreiros, e a 22, atuações de Nucha e Clemente. A encerrar as festas, a 28, sobe ao palco Emanuel Moura e, na última noite, a 29, há um espetáculo com Joana Amendoeira, Francisco Barreto e Vanessa Alves.

Quim Barreiros

Santos em Santos (até 13 de junho)

Rosinha

Comes e bebes e bailarico não vão faltar no Terrapleno de Santos até dia 13. Além de que por ali vai passar a animação de Toy (dia 3) e Rosinha (dia 9).

Arraial de Alvalade (entre 12 e 16 de junho)

O Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito recebe, uma vez mais o Arraial de Alvalade, que volta a contar com um cartaz de luxo: Fernando Pereira e Ena Pá 2000 (dia 12), Toy (dia 13), Quim Barreiros e Deixa Rolá (dia 14) e, quase a terminar, Ágata e Fernando Alvim (dia 15). O último dia de arraial, dia 16, fica a cargo de Tuna Party e dos Tributo Popular.

Grande Arraial de Belém (até 15 de junho)

O Parque dos Moinhos de Santana recebe, até 15 de junho, o Grande Arraial de Belém. Sempre com entrada livre, destaque para as atuações e Tio Jel (dia 1), Duo Pimbalhudo (dia 6), Micaela (dia 7), Jorge Crispim (dia 8), e Deixa Rolá (dias 9 e 15).

Micaela

Arraial dos Combatentes (até dia 29)

Integrado nas comemorações oficiais das Festas de Lisboa, o Arraial do Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes, acontece durante todo o mês de junho na Rua do Possolo, na Estrela. A honra de abrir as festividades caberá à Jotapê Band (dia 1), mas pelo palco vão passar inúmeros artistas como Nicole Viviana, Duo Nuno e Mariana ou Banda Compacto. A grande atração será Quim Barreiros (dia 7).

Grande Arraial das Avenidas Novas (entre 7 e 22 de junho)

Nas imediações do Campo Pequeno volta a haver festa, com animação assegurada por grandes nomes da música popular. O primeiro dia de arraial será por conta de Jorge Guerreiro, seguindo-se, Léo e Leandro (dia 8), Rosinha (dia 10), Iran Costa (dia 11) e Kamala (dia 12). Depois, subirão ao palco o Avô Cantigas (dia 13), Miguel Azevedo (dia 14), e, a 15 haverá o espetáculo Àvariações – Tributo a António Variações. Na reta final das festividades, a música será responsabilidade de Toy (dia 19), Akina Matata (dia 20), Kássio (dia 21) e Irmãos Verdades (dia 22).

Jorge Guerreiro

Arraial na Praça (até 2 de junho)

Na Praça de Londres, junto à Igreja São João de Deus acontece mais um Arraial na Praça, até 2 de junho. Ao palco irão subir Fernando Correia Marques (dia 31 maio), Ana Ritta e Nel Monteiro (1 de junho) e Romana (dia 2).

Grande Arraial de Benfica (20 a 23 junho)

O Grande arraial de Benfica regressa à Alameda Padre Álvaro Proença, entre 20 e 23 de junho. Desta vez, vão passar pelo palco o epetáculo Vozes em Liberdade e o cantor Diogo Piçarra (dia 20), Pappilon e Bárbara Bandeira (dia 21), Sara Carreira e Jipsy Kings (dia 22), Quim Barreiros e GNR (dia 23).

Vila Berta (até dia 12)

Na sua 13.ª edição, o incontornável Arraial da Vila Berta, na Graça, regressa com muita música, fados e guitarradas, cantares tradicionais, sardinha, vinhos, petiscos e muita animação. A festa começa com José Malhoa (dia 1) e prossegue todas as noites com fado vadio, Deixa Rolá, Duo Pimbalhudo by 4 Litro, Arpicantares, entre outros. A tarde do dia 2 é dedicado aos mais pequenos, com o arraial infantil e a atuação de Ricardo Reis Pinto.

Santos no Tejo (até dia 9)

Depois da estreia no ano passado, a Doca da Marinha volta a receber mais uma edição do Santos do Tejo com um cartaz composto por duetos inesperados. A dar o pontapé de partida atuam Ana Bacalhau & Marante (dia 31 de maio), seguindo-se Áurea & Emanuel (dia 1 de junho). Depois, serão outros artistas a surpreenderem-nos: João Só & Rosinha (dia 6), Cláudia Pascoal & Rebeca (dia 7), D.A.M.A. & Jorge Guerreiro (dia 8), e finalmente Gisela João & Post Mortem Experience. Além dos Duetos POPulares a festa no Santódromo promete ser rija e até de madrugada, com um cartaz repleto de muitos nomes bem conhecidos. As entradas são pagas.

Santos à Bacana (entre 5 e 12 de junho)

Toy

O Monsantos é palco, entre 5 e 12 de junho, dos arraiais Santos à Bacana, com entrada paga. O arranque faz-se com Toy (dia 5) e continua com Quim Barreiros (dia 6), Emanuel (dia 7), Rosinha (dia 11), e Jorge Guerreiro (dia 12). A entrada é paga.

Outros

Arraial de Santo António. Até 16 de junho, vai haver animação na Praça da Alegria com bebidas, petiscos e música ao vivo.

Arraial dos Navegantes. Nas imediações da Igreja dos Navegantes, no Parque das Nações, há arraial até 2 de junho. Está prometida música e muita animação, com propostas para todas as idades e com o já habitual Arraialito, dedicado aos mais novos.

Arraiais de São Vicente. A Graça volta a ser zona privilegiada para as festas populares, entre 6 e 13 de junho, com dois palcos: um no Largo da Graça e outro no miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen.

Arraial de São Miguel. Toda a Alfama enche-se de cheiro a sardinha assada e música. Os festejos prolongam-se até 29 de junho.

A Minha Penha é Linda!. Entre 8 e 12 de junho, o Mercado Sapadores volta a ser o centro da festa.