Amesterdão
26 junho 2024 às 10h10
Leitura: 2 min

Países Baixos. Após devolver carteira com dinheiro, sem-abrigo recebe mais de 34 mil euros

Sem-abrigo entregou à polícia uma carteira com dois mil euros que encontrou num comboio em Amesterdão. Gesto originou uma campanha online que angariou mais de 34 mil euros para Hadjer Al-Ali, que também recebeu ofertas de emprego.

Uma campanha online angariou mais de 34 mil euros para um sem-abrigo em Amesterdão que entregou à polícia uma carteira recheada com dois mil euros em dinheiro.

Com este gesto, Hadjer Al-Ali, de 33 anos, disse que viu a sua vida "completamente virada do avesso", de acordo com o site GoFundMe, que angariou 34.102 euros em apenas um dia.

Hadjer, que dorme na rua há 18 meses, pode agora finalmente arranjar uma casa alugada com o dinheiro, segundo o site "support for the honest Hadjer" ["apoio para o honesto Hadjer"]. 

Pai de dois filhos, o sem-abrigo também recebeu muitas mensagens de pessoas a oferecer-lhe trabalho. Um doador anónimo deu 750 euros e, no total, foram feitos 2.800 donativos.

Hadjer encontrou a carteira na estação central de Amesterdão enquanto "fazia a sua ronda" à procura de garrafas de plástico vazias para trocar por dinheiro.

A polícia disse que entregou a carteira com "aproximadamente 2.000 euros... mas infelizmente sem documentos de identidade ou algo que permita contactar o proprietário".

"Porque achamos que a honestidade deve ser paga, ele recebeu o prémio  'silver thumb' [em tradução livre, 'polegar de prata'], que por vezes damos aos cidadãos e um vale de oferta no valor de 50 euros", indicaram as autoridades.

Se o dinheiro não for reclamado no prazo de um ano, será entregue a quem o encontrou.

"Quero agradecer muito a toda a gente ... Não consigo descrever o que estou a sentir neste momento... Tenho sido inundado por pessoas que me dizem as coisas mais queridas e simpáticas", disse Hadjer num vídeo publicado no Instagram. 

"Não consigo encontrar as palavras, não sei o que dizer, estou cheio de adrenalina", acrescentou, dizendo que poderia reconstruir a sua vida com o dinheiro angariado.