Imortal
05 agosto 2024 às 21h34
Leitura: 2 min

Duplantis bicampeão olímpico com recorde do Mundo

Sueco conquistou o ouro com recorde olímpico (6,03m) e mundial (6,25m) no salto com vara. É agora dono de todos os títulos e marcas da modalidade.

O fenómeno Armand “Mondo” Duplantis continua a crescer. O sueco sagrou-se hoje bicampeão olímpico do salto com vara e juntou o ouro de Paris2024 ao tetracampeão mundial (indoor e outdoor), às três finais da Liga Diamante, ao tricampeonato europeu, ao recorde do Mundo e à melhor marca olímpica.

Já com a prova ganha, Duplantis bateu o recorde olímpico do brasileiro Thiago Braz (6,03m, do Rio2016) passando a fasquia dos 6,10m e foi depois à procura de bater a melhor marca mundial - 6,24m, conseguida a 20 de abril e que já era sua. Numa espécie de duelo com ele próprio, o saltador conseguiu colocar o recorde do Mundo nos 6,25m levando o Stade de France ao delírio.

O sueco de 24 anos conseguiu a proeza de manter 90 mil adeptos e os adversários à espera de um feito inédito e saiu aplaudido de forma apoteótica à terceira tentativa. Foi a oitava vez que bateu o recorde do Mundo do salto com vara ( dos 6,17m aos 6,25m).

Na ausência de Thiago Braz (ausente por castigo, após acusar doping) e francês Renaud Lavillenie (ausente por lesão), foi o norte-americano Sam Kendricks (5,95m) e o grego Emmanouil Karalis (5,90m) que deram mais luta ao imortal atleta sueco.

Foi a 12.ª prova internacional que ganhou este ano... em outras tantas tentativas.