Foram abertas esta segunda-feira as inscrições para a segunda edição do Prémio Fórum de Integração Brasil Europa. A iniciativa premia teses de doutoramento e dissertações de mestrado em temas que aproximem o Brasil do continente europeu, especialmente Portugal. Podem inscrever-se pessoas de qualquer nacionalidade, desde que tenham um trabalho académico inédito aprovado em instituição de ensino superior nos últimos quatro meses.
São aceites trabalhos em duas áreas temáticas: Direito e Outras Ciências Sociais (Economia; Ciência Política e Administração Pública). Os temas podem ser relacionados com a integração cultural, econômica, social, bem como as ligações históricas, políticas e jurídicas. O prazo de inscrições termina a 30 de setembro e o processo é totalmente online e gratuito.
Serão eleitos os três melhores trabalhos de cada categoria e área temática. Os prémios distribuídos aos vencedores chegam aos 6 mil euros, além da possibilidade de integrarem uma coletânea com o selo FIBE e a editora Almedina. O júri que fará a escolha é composto por académicos de várias áreas que atuam em instituições de ensino brasileiras e portuguesas.
No lançamento da edição deste ano, os premiados no primeiro concurso apresentaram os trabalhos. A maior parte destaca a ligação entre Brasil e Portugal. A brasileira Natália Dore, uma das vencedoras na categoria doutoramento, afirmou que a premiação é importante para que o trabalho seja lido e reconhecido, mas também fortalece o currículo e relações profissionais na Europa.