A tiktoker Maria João Faria, de 23 anos, começou a publicar vídeos nesta rede social em 2022 e atualmente tem 19 mil seguidores. Começo a fazer este tipo de conteúdo porque não tinha amigos para falar sobre livros.
Maria João deixa três sugestões para o dia de São Valentim de livros para jovens adultos. “Na altura do Dia dos Namorados, mas basicamente em fevereiro, eu gosto muito de ler romances que não me fazem pensar em muita coisa".
A jovem de 23 anos escolheu estes três livros , devido à junção do romance com a descoberta pessoal das personagens. “Acho que são livros com personagens principais que ao longo do livro se vão descobrindo a si próprias e que acabam também por transmitir uma mensagem importante”, acrescenta.
A primeira sugestão de Maria João Faria é o livro Guia de uma Rapariga Cubana para o Chá e o Amanhã de Laura Taylor Namey. A história centra-se em Lila, uma rapariga que não esperava passar o verão em Inglaterra. Na viagem que faz com os pais a Winchester, a jovem conhece Orion, que trabalha numa loja de chás.
“Ela acaba por descobrir, num sítio muito longe de casa, uma nova família. Mas descobre-se a si mesma depois do fim de uma relação. Gostei imenso deste livro ”, explica.
Maria João Faria sugere ainda o livro A Vida em Loop de Lynn Painter, que se passa no dia de São Valentim. Emilie Hornby, a personagem principal, fica presa num loop temporal do Dia dos Namorados e vê Josh, o seu namorado, traí-la dia após dia.
“Estava um bocado medo que fosse um bocado aborrecido por ser sempre o mesmo dia. Mas ela acaba por fazer imensas coisas diferentes para tentar sair deste loop”, diz a tiktoker.
A última sugestão de Maria João Faria é Check & Mate de Ali Hazelwood. O livro conta-nos a história de Mallory Greenleaf, uma rapariga que se afastou do mundo do xadrez, depois da morte de seu pai, que era campeão de xadrez. No entanto, decide participar numa competição para um evento de caridade, e nesse evento Mallory ganha ao campeão do mundo xadrez.
Depois de perder, o campeão do mundo, Nolan Sawyer, vai à procura de Mallory Greenleaf. “Passa-se muito à volta da relação dos dois, mas também tem muito a ver com o mundo do xadrez e da competição.Adorei esse aspecto do livro”, refere.