No concelho de Lagoa
13 novembro 2024 às 11h23
Leitura: 3 min

GNR capturou no Algarve recluso que fugiu quando estava a ser levado para Tribunal em Lisboa

Cidadão argelino conseguiu fugir de uma carrinha celular da PSP junto do Tribunal da Relação de Lisboa. Foi capturado esta quarta-feira em Lagoa, no Algarve,

Redação

A GNR deteve esta terça-feira o cidadão argelino que conseguiu fugir, na terça-feira, de uma carreira celular da PSP junto do Tribunal da Relação de Lisboa. Foi capturado na localidade de Estômbar, em Lagoa, no Algarve.

"Na sequência de uma denúncia de avistamento do suspeito por parte de uma cidadã, foram acionados os militares da Guarda para a localidade de Estômbar, onde foi possível avistar um homem na via pública, cujas características coincidiam com as difundidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) aquando da sua fuga", começou por esclarecer a GNR.

"Aquando da abordagem ao suspeito, e atenta a perigosidade da intervenção, o mesmo foi revistado, tendo-se verificado que tinha na sua posse as algemas com as quais havia fugido", acrescentou a GNR em comunicado.

O suspeito foi detido e transportado para as instalações do Posto Territorial de Lagoa, onde, em estreita articulação e coordenação com a PSP, se confirmou a sua identificação. Desta ocorrência foi igualmente informado o Ministério da Administração Interna (MAI). O detido será presente pela GNR ao Tribunal da Relação de Lisboa. 

O homem de 36 anos, de nacionalidade argelina, foi detido no domingo, na zona das partidas do aeroporto de Lisboa, ao abrigo de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades alemãs por fogo posto, segundo adiantou à Lusa fonte da PSP.

Devia ter comparecido no tribunal na manhã de terça-feira, mas acabou por escapar às autoridades às 10:20, no momento em que deixava a carrinha celular da PSP para ser transferido para o edifício do Tribunal da Relação de Lisboa.

Fonte da PSP explicou à Lusa que quando se abriram as portas da carrinha celular na qual estava a ser transportado para o tribunal, o recluso conseguiu escapar e ter-se-á livrado das algemas, fugindo pelas ruas da Baixa de Lisboa.

A PSP anunciou na terça-feira a abertura de um inquérito interno para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Tópicos: Algarve, GNR, detenção