Paris2024
25 julho 2024 às 08h17
Leitura: 4 min

Jogos Olímpicos começaram com derrota da Argentina em jogo polémico e queixa na FIFA

Os sul-americanos marcaram um golo no minuto 90’+16 contra Marrocos que acabou anulado cerca de uma hora depois num jogo onde houve invasão de campo.

A França estreou-se esta quarta-feira com uma vitória categórica sobre os Estados Unidos, por 3-0, no torneio Olímpico Paris2024 de futebol, enquanto a Argentina, outra das favoritas ao ouro, perdeu, em jogo polémico, com Marrocos, por 2-1.

Só na segunda parte é que a seleção gaulesa conseguiu materializar a sua superioridade, com golos do veterano ponta de ponta Alexandre Lacazette, aos 61 minutos, do jovem médio Michael Olise, transferido neste defeso dos ingleses do Crystal Palace para o Bayern de Munique por 70 milhões de euros, aos 69, e do central Loic Bade, que alinha nos espanhóis do Sevilha, aos 85.

No entanto, a primeira jornada do torneio de futebol ficou marcada pelo ocorrido no jogo entre Marrocos e a Argentina, que foi retomado quase duas horas depois, na sequência de incidentes e de um golo argentino, que acabou anulado, depois de ambas as equipas recolherem aos balneários, com os marroquinos a venceram por 2-1.

O que parecia ser o final da partida, com o segundo golo argentino que fixava o resultado em 2-2, aos 90+16 minutos, era apenas uma suspensão da mesma, devido a uma invasão do relvado do estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Etienne, por cerca de 20 adeptos marroquinos, além de garrafas e copos que foram arremessados.

Mais de uma hora depois, o sítio oficial dos Jogos indicou que os jogadores iriam regressar ao relvado para disputar três minutos em falta, já sem público nas bancadas.

Pouco depois, surgiu a indicação que o árbitro anulou o golo da Argentina por fora de jogo e que a partida foi retomada com Marrocos a vencer por 2-1, resultado que se manteve até final.

Em Saint-Étienne, a seleção 'albiceleste', com o central Nicolás Otamendi, do Benfica, no 'onze', chegou a ter uma desvantagem de dois golos, devido a um 'bis' do avançado Soufiane Rahimi, aos 45+2 minutos e aos 51, o segundo de penálti.

A Argentina, aos 68 minutos, reduziu por Giuliano Simeone, do Atlético de Madrid, e aos 90+16 marcou, por Cristian Medina, mas o golo acabou por ser anulado.

Os argentinos entram, assim, no Grupo B com uma derrota, com Marrocos a somar um triunfo no arranque da prova, mas houve outra surpresa com a vitória do Iraque sobre a Ucrânia, por 2-1, o que coloca a seleção iraquiana a partilhar a liderança com a seleção marroquina, ambas com três pontos e o mesmo número de golos marcados e sofridos.

A Associação de Futebol da Argentina (AFA) apresentou entretanto uma queixa junto da FIFA em relação ao jogo frente a Marrocos, na estreia no torneio olímpico de Paris2024, que terminou com uma derrota, após uma suspensão de duas horas.

"A Associação de Futebol da Argentina já apresentou uma queixa ao Comité Disciplinar da FIFA para que sejam tomadas as medidas regulamentares adequadas e seja imposta uma sanção a quem quer que seja ou seja qual for o caso", escreveu o presidente da AFA, Claudio Tapia, nas redes sociais.