I Liga
16 março 2024 às 22h39
Leitura: 5 min

FC Porto goleia Vizela e pressiona rivais de Lisboa na I Liga

A equipa visitante foi para intervalo a vencer, mas os azuis e brancos acabaram a partida a golear.

O FC Porto goleou este domingo em casa o Vizela (4-1), em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e segue em terceiro a pressionar o líder Sporting e o segundo Benfica, que só jogam no domingo.

Perante um ambiente 'atípico', com um silêncio no estádio dada a atuação das claques, até foi o Vizela que se adiantou, num autogolo de Pepe logo aos 17 minutos, a abordar mal um cruzamento rasteiro.

Ainda assim, o domínio portista nunca esteve em causa e o jogo teve praticamente sentido único, tendo ficado resolvido no segundo tempo, que abriu com a expulsão, por acumulação de amarelos, de Lacava (49), desfalcando os minhotos.

Daí para a frente o resultado construiu-se com naturalidade, com Francisco Conceição a assinar com golo uma grande exibição, aos 55 minutos, assim como Pepê (68), enquanto Evanilson fez, aos 77 minutos, o seu 22.º golo em todas as competições, o melhor registo numa época na carreira.

O espanhol Toni Martínez fechou, aos 89, um triunfo fácil para os 'dragões', que seguem em terceiro, com 58 pontos, colocando-se a quatro pontos do líder Sporting, que tem menos dois jogos do que os 'azuis e brancos' e domingo recebe o Boavista.

A três pontos está o Benfica, no segundo lugar, jogando domingo com o Casa Pia, pelo que a equipa de Sérgio Conceição espera agora 'deslizes' dos adversários. O Vizela segue em zona de descida, em 17.º e penúltimo com 21 pontos.

Antes, o Sporting de Braga voltou às vitórias após o empate em casa do Rio Ave (0-0), mas teve de 'penar' na receção ao vizinho Gil Vicente, que bateu por 2-1.

Um golo do congolês Simon Banza, aos 89, deu a vitória ao conjunto orientado por Artur Jorge, que tinha marcado primeiro pelo espanhol Abel Ruiz, capitão de equipa que 'faturou' aos 39, antes de o iraniano Alipour empatar aos 59.

Para Banza, este foi o 19.º golo no campeonato esta época, igualando no topo da lista de melhores marcadores o sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, que só joga domingo.

Os 'arsenalistas' chegaram ao quinto jogo seguido sem perder na I Liga, em que somam 53 pontos, a cinco do FC Porto, e deixaram o vizinho no oitavo posto, com 28 pontos e de momento de forma quebrado -- não perdiam há quatro encontros.

De resto, o jogo ficou marcado por um 'susto' para o turco Serdar, cujo erro deu origem ao golo de Alipour, que nos descontos chocou com o guarda-redes Matheus e foi transportado de ambulância para o Hospital de Braga, com uma lesão craniofacial.

No Algarve, Farense e Rio Ave empataram a uma bola, com Boateng, aos 50, a anular o tento inaugural de Fabrício Isidoro, que fez o primeiro aos 31 minutos.

Foi o quarto empate seguido dos vila-condenses, que jogam melhor depois dos 'reforços' do mercado de transferências de janeiro mas 'teimam' em não chegar à vitória, uma sanha que persegue também os algarvios, sem vencer há oito jogos consecutivos.

Contas feitas, o Farense é 12.º, com 27 pontos, mais dois do que o Rio Ave, 15.º posicionado e por pouco acima da 'linha de água'.

No primeiro jogo do dia, Famalicão e Estrela da Amadora anularam-se e a partida acabou sem golos, com os minhotos, com um jogo a menos, em nono, com 28 pontos, e os amadorenses, sem vencer há nove partidas como visitantes, em 13.º, com 26.

No domingo, o Benfica vai a Rio Maior, à 'casa emprestada' do Casa Pia, enquanto o Sporting recebe o Boavista, num dia em que se defrontam ainda o Desportivo de Chaves e o Vitória de Guimarães, em Trás-os-Montes, e o Moreirense e o Arouca, no Minho.

Tópicos: FC Porto, I Liga