Setenta e nove personalidades da vida política e económica nacional promovem em livro a literacia financeira, na expectativa de criar um “instrumento poderoso” para a educação financeira dos portugueses. É este o mote que leva o Iscte Executive Education (IEE) a publicar a obra 79 Vozes pela Literacia Financeira: por uma melhor e maior independência ao longo da vida.
O livro vai ser lançado no próximo dia 5, na Feira do Livro, onde José Crespo de Carvalho, presidente do IEE, moderará um debate sobre o tema num painel com Licínio Pina, chairman do Crédito Agrícola, Pedro Andersson, jornalista da SIC responsável pela rubrica Contas-Poupança, e Rita Piçarra, ex-administradora financeira da Microsoft que se “reformou” aos 44 anos.
A obra reúne reflexões das personalidades referidas e também de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, de Ana Carvalho, presidente executiva do Banco Português de Fomento, bem como dos antigos ministros das Finanças Teixeira dos Santos e Maria Luís Albuquerque. Os banqueiros João Pedro Oliveira e Costa (BPI) e Miguel Maya (Millennium bcp) também assinam textos deste volume, assim como Isabel Ucha, presidente do conselho de administração da Euronext Lisbon.