O FC Porto venceu esta terça-feira o Al Arabi, do Qatar, por 4-0, no primeiro jogo particular inserido no estágio que os dragões estão a realizar na Áustria. Foi também o primeiro teste realizado à porta aberta, depois de três triunfos em jogos treino diante de Sanjoanense (4-0), Desp. Chaves (4-0) e Nacional (4-1).
O treinador Vítor Bruno utilizou de início o seguinte onze: Cláudio Ramos, Martim Cunha, Fábio Cardoso, Gabriel Brás, João Mário, Nico, Grujic, Romário Baró, Rodrigo Mora, Namaso e Toni Martínez.
O primeiro golo surgiu logo aos quatro minutos, com Grujic a assistir Namaso, que em velocidade bateu os defesas adversários e o guarda-redes. Ainda na primeira parte, os dragões criaram mais algumas situações de perigo, através de um remate de Rodrigo Mora (35’) que o guarda-redes Alhail defendeu para canto. E no minuto a seguir com um cabeceamento de Nico González à trave.
Com o presidente André Villas-Boas em Portugal a assistir ao jogo na inauguração da Casa do FC Porto de Arouca, os dragões entraram com a mesma equipa para a segunda parte e com um novo golo logo a abrir, desta vez da autoria do espanhol Toni Martínez, com um remate de primeira após passe de João Mário.
Sempre superior, diante de um adversário que tinha como figura maior o antigo internacional italiano Marco Verratti, os dragões chegaram ao terceiro aos 60’, novamente com João Mário a fazer a assistência para outro espanhol faturar, desta vez Nico González, com um remate forte da zona de penálti.
Pouco depois, Vítor Bruno mexeu na equipa e fez entrar de uma só vez nove jogadores: Fran Navarro, Iván Jaime, Galeno, André Franco, Gonçalo Borges, Alan Varela, Otávio, Zé Pedro e Gonçalo Sousa.
As oportunidades foram mais escassas, mas mesmo assim o FC Porto chegou ao quarto golo perto do final, num lance iniciado numa grande jogada de Iván Jaime, que deixou em André Franco para o espanhol Fran Navarro faturar. O apito final chegou com os dragões aplicarem novamente chapa quatro no quarto jogo consecutivo nesta pré-época.
O próximo teste do FC Porto em solo austríaco é na sexta-feira, diante do Áustria de Viena. O primeiro compromisso a valer está agendado para 3 de agosto, em Aveiro, a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao campeão nacional Sporting, adversário que o FC Porto bateu na final da última edição da Taça de Portugal.