Mercado de transferências
12 janeiro 2024 às 18h19
Leitura: 4 min

Álvaro Fernandez, reforço do Benfica com tiques de Grimaldo

Lateral esquerdo espanhol de 20 anos está a caminho da Luz. Estava cedido pelo Manchester United ao Granada e custa 10 milhões.

Álvaro Fernández, defesa esquerdo espanhol de 20 anos que estava cedido pelo Manchester United ao Granada, vai ser reforço do Benfica para o lado esquerdo da defesa, num negócio que será fechado em breve por uma verba a rondar os 10 milhões de euros. O lateral será o terceiro reforço de inverno das águias, depois de Marco Leonardo e Gianluca Prestianni.

O jovem fez a sua formação no Deportivo da Corunha, Real Madrid e no Manchester United. No clube de Old Trafford foi sempre considerado um grande projeto de futuro, mas nunca atuou pela equipa principal (chegou a ir ao banco em alguns jogos) e, na temporada 2022-23, foi cedido ao Preston (42 jogos e seis assistências), dos escalões secundários ingleses. 

Na época passada, devido à forte concorrência para o lugar no plantel dos red devils e depois de ter sido informado que não teria grandes hipóteses de jogar sob a orientação de Ten Hag, foi novamente emprestado, desta feita ao Granada, de Espanha, onde participou em 14 jogos.

Álvaro Fernández, apesar de jovem, estava há muito no radar do Benfica. Nesta reabertura de mercado, e na sequência dos problemas em torno da posição de defesa esquerdo, com Bernat (cedido pelo PSG) lesionado e sem se conseguir impor, e Jurásek sem justificar o forte investimento feito no início da época (14 milhões de euros), a SAD do Benfica resolveu avançar, estando o negócio perto de ser concluído. O lateral chega para ser aposta firme para o lugar, mas igualmente como investimento para o futuro.

Um lateral ofensivo

Também espanhol (é internacional sub-21), Álvaro Fernández tem algumas características de Grimaldo, defesa que se impôs de forma contundente nos sete anos em que esteve na Luz e que se destacou pelas suas características ofensivas. Esta é também uma das qualidades do quase garantido novo reforço do Benfica, que inclusivamente na sua etapa nos escalões jovens do Manchester United e também ao serviço do Preston atuou várias vezes como lateral ofensivo, em esquemas táticos assentes em três centrais.

“Falamos de um jogador ofensivo, que pensa como um lateral ofensivo. Um jogador que quer ser sempre uma unidade extra no ataque. Apesar de jogar no corredor, em determinados momentos, a equipa técnica sabia que o Álvaro também poderia jogar como se fosse um médio, guardando a bola no momento ofensivo, pela capacidade técnica que tinha”, garantiu ontem à TSF o treinador Neil Wood, que orientou nas camadas jovens do Manchester United.

A chegada de Álvaro Fernández poderá implicar a saída de Jurásek. O defesa checo não mostrou argumentos para discutir o lugar e o mais certo é ser cedido até ao final da época (Marselha e Lens, da liga francesa, são possibilidades). Já quanto a Bernat, que está cedido pelo PSG, deverá manter-se no plantel às ordens de Roger Schmidt. Ultimamente, tem sido o central Morato a jogar adaptado no lado esquerdo da defesa.

nuno.fernandes@dn.pt