Espetáculo
08 julho 2024 às 07h04
Leitura: 6 min

Conversa com Bernadette Peters abre o Broadway em Lisboa 2024

Durante uma semana, a capital portuguesa vai parecer um pouco Nova Iorque do ponto de vista musical, pois haverá estrelas da Broadway a atuar em vários pontos da cidade. 

Quem gosta tanto de teatro musical que é capaz de andar a  poupar para uma viagem a Nova Iorque só por causa das peças na Broadway tem agora boas razões para não sair de Lisboa na semana que começa a 15 de julho. Como noticiou a revista Playbill, “Bernadette Peters, Gavin Creel , Keala Settle to Headline 2024 Broadway in Lisbon”. De novo grandes nomes do teatro musical americano vêm a Portugal (Creel foi, entretanto, substituído por Will Swenson), e quando digo de novo é porque no ano passado estiveram cá  algumas estrelas da Broadway, incluindo Audra McDonald, protagonista de musicais como Porgy and Bess  e vencedora de seis Tony Awards, que entrevistei para o DN. Por trás de tudo  está uma vez mais Martim Galamba, que desafia o público português a aderir:  “O Broadway em Lisboa 2024 é um marco significativo de um novo capítulo do Teatro Musical em Portugal. Hoje, a maior indústria de artes performativas do mundo, a Broadway, sabe o que a MTL está a fazer em Lisboa e, pela primeira vez, reconhece que em Portugal se pode fazer Teatro Musical. Falamos de produtores, empresários e criadores de uma indústria que gera mais riqueza do que todas as equipas desportivas do estado de Nova Iorque ”.

MTL significa Music Theater Lisbon, fundada há dois anos por Martim Galamba juntamente com Sissi Martins, da qual foi aluno, e Rúben Madureira. Nesta sua missão de criar uma indústria de Teatro Musical em Portugal, a MTL contou, no ano do lançamento, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos. 

“O evento deste ano coloca o país na rota internacional dos grandes eventos culturais. Para Portugal é uma mostra de oportunidade do surgimento de uma nova dinâmica na cultura que venha a impactar toda uma comunidade, para o público português é uma oportunidade de ver e conhecer alguns dos mais aclamados artistas da área, para os artistas nacionais é a oportunidade de aprenderem e trabalharem com os melhores. Este contacto permitirá elevar a qualidade do que aqui se faz e poderá projetar criações e talento nacional além-fronteiras”, diz Martim Galamba, lisboeta de 29 anos, formado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, mas que esteve três anos em Nova Iorque a estudar Musical Theatre, na American Musical and Dramatic Academy.

Primeira edição do “Broadway no Parque” foi em 2023 nos jardins do Museu do Teatro, em Lisboa.
Nuno Ruas

Conheci o fundador da MTL quando quis entrevistar Rob McClure, outra figura da Broadway que trouxe a Portugal. É um ator empenhado mas também um empresário dinâmico, que não esconde que está a fazer aquilo que sempre sonhou, apesar de hesitações na adolescência, quando todos alertavam para a instabilidade da vida artística. “Com três anos ia à ópera, ao ballet ou ao teatro com a minha avó e os meus pais. Não sei se eram eles que me puxavam ou se era quase eu que os obrigava a irem comigo. Simplesmente adorava. Em casa, as brincadeiras passavam por criar espectáculos, sobretudo num caixote de madeira feito pela minha mãe e que fazia as vezes de Teatro", contou-me em tempos este português que se transformou em sinónimo de Broadway versão portuguesa.

Recorro ao programa divulgado para dar uma ideia da ambição da MTL com esta edição de 2024 do Broadway em Lisboa, que é apoiada pela Câmara de Lisboa e pelo Turismo de Portugal. Assim: a 15 julho, às 21:00, no Capitólio, temos a Noite de Abertura com Bernadette Peters,  celebração da vida e carreira da atriz, com dois momentos musicais interpretados por Sissi Martins, Rúben Madureira e outros artistas nacionais, revisitando espectáculos da atriz americana. Haverá um conversa com a artista, aberta a dado momento ao público presente. Nos dias 19 e 20, às 21:00, no Jardim do Torel, acontece o espectáculo “Broadway no Parque”, reunindo em palco atores, cantores e bailarinos portugueses, e também Keala Settle, numa celebração do Teatro Musical, incluindo alguns temas célebres. Além destes momentos, há a 16, às 21:00,  o evento “O Artista da Broadway que nunca fui” por Luís David com Sissi Martins e Rúben Madureira, no Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro. A 18, às 20:00, no mesmo local, acontece uma Talk com Will Swenson. Também a 18, no mesmo local, mas de manhã, haverá uma masterclass com Philip Himberg. E de 19 a 21 julho, das 10:00 às 14:30, novamente no Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro, decorre um workshop de Will Swenson com artistas portugueses e estrangeiros, com acompanhamento ao piano por Carlos Meireles. O workshop e a masterclass estão esgotados, mas para os outros eventos os  bilhetes podem ser adquiridos online e nos locais habituais.

No ano passado, além da edição de estreia do Broadway em Lisboa, a MTL avançou com a sua primeira produção de um musical, o  clássico de Natal Annie , que foi um êxito.

Tópicos: Broadway, teatro, musical