Alerta do IPMA
23 novembro 2024 às 15h14
Leitura: 2 min

Mau tempo começa já este domingo. Chuva forte e vento que pode chegar aos 110 km/h

Os efeitos da tempestade Bert vão fazer-se sentir entre o final deste domingo e a manhã de segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para os efeitos da tempestade Bert, que, apesar de não atingir diretamente o território continental, vai provocar uma mudança no estado do tempo.

De acordo com o comunicado emitido pelo IPMA, a "superfície frontal fria" que vai atravessar o continente entre o final deste domingo (dia 24) e a manhã de segunda-feira (25) provocará ventos fortes, que podem atingir velocidades entre 90 a 100 quilómetros por hora nas terras altas. No litoral, a norte do Cabo de Sines preveem-se valores entre 75 e 85 km/h.

Mas, aquando da passagem da "superfície frontal fria", no final do dia de domingo, as rajadas de vento podem chegar aos 110 quilómetros nas serras da região do Minho.

Além do vento, também está prevista chuva "por vezes forte", sobretudo no norte e centro do país. Na região sul, alerta o IPMA, "a chuva poderá ser temporariamente forte a norte do Baixo Alentejo, e ocasionalmente acompanhada de trovoada".

Estas previsões já levaram o instituto a emitir um "aviso de rajada" de vento para o litoral "a norte do Cabo de Sines e para as terras altas das regiões Norte e Centro e de precipitação para todo o continente, com exceção do Algarve".

Além disso, a agitação marítima irá, ainda, aumentar, com as ondas a poderem chegar aos cinco metros de altura.