Exclusivo
Basquetebol (com vídeo)
26 setembro 2024 às 00h13
Leitura: 5 min

Jeremy, o fenómeno de 2,21 metros aos 13 anos que faz inveja às estrelas da NBA

O menino canadiano tem a mesma altura de Kristaps Porzingis, campeão pelos Boston Celtics que é o terceiro mais alto da liga. Já tem nove milhões de seguidores no Instagram.

Um fenómeno. É assim que se pode definir o menino canadiano Jeremy Gohier, que com apenas 13 anos já tem 2,21 metros de altura já estará, por certo debaixo de olho, das principais equipas da NBA, cujos olheiros estão sempre atentos aos gigantes que possam fazer a diferença na principal liga profissional de basquetebol do mundo.

O miúdo nascido no Quebec, que já tem nove milhões de seguidores no Instagram, chamou a atenção durante o Campus MSHTV - um evento de basquetebol norte-americano que revela talentos - e tornou-se notícia assim que os seus vídeos foram partilhados nas redes sociais e plataformas especializadas. Este gigante tem já mesma altura que o letão Kristaps Porzingis, campeão na última época pelos Boston Celtics, que é o terceiro mais alto da NBA, estando apenas a três centímetros do francês Victor Wembanyama (San Antonio Spurs) e do sérvio Boban Marjanovic (Houston Rockets). 

E não é só pela diferença de estatura para os rapazes da sua idade - têm metade do tamanho - que Jeremy Gohier dá nas vistas, pois a grande mobilidade que demonstra em campo permitem-lhe fazer afundanços só com o braço esticado, sem precisar de saltar - o cesto está a 3,05 metros do solo.

Jeremy é dono de uma bolsa que apoia promissores atletas canadianos, que lhe permitirá jogar ao mais alto nível nos próximos dois anos em torneios norte-americanos. Estuda no Sport-Études da Georges-Vanier High School - escola para atletas de excelência - e os especialistas acreditam que, se mantiver a progressão conjugado com os centímetros que ainda pode crescer, irá haver uma cobiça desmedida para o garantir quando chegar à idade de entrar nas universidades norte-americanas. 

Jeremy Gohier é compatriota de Zach Edeney (2,24 metros), que este ano foi contratado pelos Memphis Grizzlies e está entre os candidatos a rookie do ano na NBA, e de Olivier Rioux (2,36 metros), que aos 18 anos joga pela equipa da Universidade da Florida e detém o recorde do Guinness para adolescente mais alto, aspirando nesta altura a ser o basquetebolista mais alto de sempre da NBA. Esse recorde é partilhado pelo romeno Gheorghe Muresan e o sul-sudanês Manute Bol, com 2,31 metros. 

No campeonato da época passada, que terminou com o português Neemias Queta (2,03m) como campeão da NBA pelos Boston Celtics, Wembanyama e Marjanovic foram os mais altos, seguidos por Porzingis, sendo que o top 5 fecha com os 2,18 metros de Luka Kornet (Boston) e de Bol Bol (Phoenix Suns), que curiosamente é filho de Manute Bol o mais alto de sempre na liga.

 Jeremy Gohier tem 2,21 metros, embora algumas fontes falem em 2,20. E, na realidade, um centímetro faz toda a diferença. E para evitar dúvidas, desde 2019 que as equipas da NBA estão obrigadas a submeter as medições oficiais logo na semana do training camp, onde se começam a mostrar as jovens promessas, sendo ainda submetidos a testes de idade. Isto porque a NBA quis acabar com as suspeitas sobre estes dados, depois de dois episódio mediáticos que colocaram em causa a confiança da liga.

Um deles envolveu Buddy Hield, que em 2018 disse ter 26 anos quando foi registado pelos Sacramento Kings como tendo 25 (teria sido registado incorretamente nas Bahamas). O outro teve a ver com a altura de Kevin Durant, que estava registado pelos Brooklyn Nets como medindo 2,06 metros - teria mentido porque não queria ser inscrito como poste, mas como ala - mas passou a medir oficialmente 2,11. Na NBA o tamanho é fundamental, mesmo que Jeremy Gohier só lá poderá chegar, na melhor das hipóteses, em 2030!

isaura.almeida@dn.pt