Veja os golos
06 março 2024 às 19h41
Leitura: 5 min

Empate guardado a ferros. Como o Sporting sobreviveu à Atalanta

Depois do golo de Paulinho, italianos empataram e tiveram um golo anulado além de três bolas no ferro da baliza leonina. Jogo da segunda mão dos oitavos de final joga-se dia 14 em Bérgamo.

O Sporting sobreviveu a uma Atalanta muito capacitada  e conseguiu um empate (1-1) com sabor a ferro. “Tivemos alguma sorte hoje com as três bolas no poste, também mandámos uma”, admitiu Rúben Amorim no final da partida, explicando que “era preciso sobreviver” para “levar a eliminatória viva para Itália”. A partida da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa joga-se em Bérgamo já no dia 14. 

O jogo de hoje no Estádio José Alvalade foi um entre velhos conhecidos. A Atalanta é aquele adversário (indesejável na maior parte das vezes) que os sorteios mais têm colocado no caminho europeu dos leões. Na oitava vez que se enfrentaram, a equipa italiana voltou a ser um osso duro de roer.  

Não sendo um jogaço, a partida de hoje provou que nem sempre o golo dá confiança e tranquilidade a quem marca primeiro e fica cedo em vantagem no marcador. Ao fim de 15 jogos seguidos, Viktor Gyökeres foi para o banco e deu lugar a Paulinho, que abriu o marcador num daquele lances de génio que só um jogador como Trincão sabe ter quando está bem fisica e mentalmente. Com espaço o extremo lançou o avançado em profundidade e ele atirou cruzado para a baliza.

Feito o 1-0, os leões foram sendo anulados progressivamente por uma Atalanta aguerrida e inteligente na pressão sobre a linha defensiva da equipa do Rúben Amorim, que continua a suspirar pelo regresso de Gonçalo Inácio. Os italianos foram fazendo aviso, atrás de aviso. Emil Holm e Gianluca Scamacca acertaram no mesmo poste da baliza de Franco Israel no espaço temporal de um minutos! 

O guarda-redes leonino ainda fez uma grande defesa para impedir o golo de Marten Roon, mas acabou ligado ao golo do empate. Vendo Scamacca a isolar-se, Israel saiu da baliza para impedir que a bola chegasse ao italiano, mas acabou por fazer um alívio para os pés de Miranchuk, que de forma inteligente tirou Diomande, Coates e Quaresma do caminho antes de servir Scamacca para o 1-1. O mesmo Scamacca podia ter consumado a reviravolta no marcador antes do intervalo, mas o guardião leonino aliviou para canto.

Substituição tripla sem efeito desejado

Amorim agradeceu o descanso numa altura em que só dava Atalanta. No regresso fez entrar aqueles que lhe costumam dar mais garantias numa surpreendente tripla substituição ao intervalo. Gyökeres (no lugar do apagado Marcus Edwards), Hjulmand (em vez de Koindredi, que foi titular pela primeira vez) e ainda St. Juste (para o lugar de um desconcentrado Diomande). Mas foi de novo um poste a salvar Franco Israel e o Sporting pela terceira vez na partida.

 Qual estrelinha da sorte tantas vezes apregoada pelo técnico, os ferros guardariam o empate do Sporting até ao fim. Logo depois de Ademola Lookman fazer um túnel a Eduardo Quaresma e driblar Coates para atirar ao poste, o capitão do Sporting subiu à área italiana para também ele tirar tinta a um dos postes da baliza de Juan Musso.

A resposta não era aquela que o técnico tinha em mente e aos 68 minutos voltou a mexer na equipa, tirando Paulinho e metendo Esgaio no jogo, fazendo subir Geny Catamo no terreno. A ala direita ganhou finalmente velocidade, mas nem por isso fez o bloco ofensivo subir e criar os desequilíbrios necessários para criar oportunidades de golo.

 A missão era não sofrer e o desacerto de Kolasinac e Scalvini ajudavam à missão, desperdiçando boas oportunidades para adiantarem a Atalanta no marcador. E aos 86 minutos a estrelinha voltou a aparecer no jogo para salvar o Sporting da derrota. Gasperini acertou naquele que podia ser o joker da partida, mas El Bilal Touré, que não jogava a Liga Europa há mais de quatro anos, partiu de uma posição irregular para marcar um golaço de pontapé bicicleta... em mais uma saída sem nexo de Israel. 

O apito final foi por isso um alívio para a equipa leonina que irá discutir o apuramentos para os quartos de final em Bérgamo dentro de uma semana. E com esse dado estatístico: em 15 eliminatórias em que empatou o primeiro jogo em casa, o Sporting apurou-se cinco vezes e foi eliminado em dez.

isaura.almeida@dn.pt

Veja os golos