Bancos, aeroportos e meios de comunicação social, como a Sky News, que não conseguiu emitir durante algumas horas, foram afetados, esta sexta-feira, por uma falha informática global, que também atinge Portugal. A Microsoft já veio dizer que "está a tomar medidas de mitigação" e a resolver os constrangimentos junto dos clientes, um relativo ao Azure e outro relacionado com uma empresa de cibersegurança norte-americana, CrowdStrike.
O problema nos sistemas operativos da Microsoft está a ter impacto mundial e Portugal não é exceção. A ANA- Aeroportos diz que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.
Em resposta à Lusa, a ANA - Aeroportos Nacionais explica que algumas companhias aéreas e empresas de assistência em terra ('handling') estão a ser afetadas devido a uma falha informática o que está a causar constrangimentos, nomeadamente no 'check-in' e no embarque de alguns voos.
A gestora aeroportuária adiantou que "o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente". Neste momento, refere fonte oficial da empresa, "está a ser avaliado o impacto desta situação sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afetam companhias aéreas e outros aeroportos".
Assim, solicita aos passageiros que se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto.
Segundo a SIC Notícias, que cita informação dada pela ANA-Aeroportos, o embarque de passageiros da KLM e da Ryanair está a ser feito manualmente e a provocar muitos atrasos.
A Meo regista constrangimentos em "alguns canais de atendimento", mas não tem qualquer peturbação nos serviços de comunicação dos seus clientes, disse à Lusa fonte oficial da operadora da Altice Portugal. Empresa referiu que estão a "ser tomadas todas as medidas para normalização destes canais".
Já a Vodafone Portugal não regista perturbações na rede na sequência das falhas detetadas na Microsoft, mas têm as equipas a acompanhar a situação, garantiu à Lusa fonte oficial.